VAMOS FALAR SOBRE MEI?

Belisário recebeu ontem a visita da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Solange Montezano e equipe, para tratar de um tema que interessa a muitos: a regularização profissional, que possibilita dar segurança ao trabalhador que tem renda, mas que se encontra sem qualquer amparo em situação atípica como um afastamento por motivo de saúde, maternidade e principalmente, uma aposentadoria.
O Vereador Lelei programou o encontro mas não pode estar presente por estar em reunião na Câmara.
Presentes profissionais de costura, como Sônia e Estela, bordadeira, como Paula, salão de beleza, como Dayse, de artesanato, como Neusa, comerciantes como a Família Pena e Silva ...
O desafio principal dos visitantes é o de desafiarem as pessoas a aderirem ao MEI-Micro Empreendedor Individual, o que os impulsionará a buscar negócios e adquirirem uma melhor renda.
Kathelen, Auditora do Município, hoje dedicada a essa área, passou explicações sobre o MEI, destacando que a ele somente pode aderir quem tiver renda não superior a R$ 81.000, 00 por ano. Através da Sala Mineira, que funciona no prédio do SENAI, junto à feira de Muriaé, todo o apoio é dado aos que pretendem aderir, como preenchimento de documentos, emissão de boletos, acompanhamento mensal, retirada de dúvidas, etc, já que o MEI dispensa a contratação de contador pelo empreender.
Ela lembra também que somente pode haver a contratação de um único empregado, mas que o empreendedor pode firmar parceria com o seu colaborador, de forma que ele também tire o seu MEI, que assim deixa de ser o seu empregado para ser seu parceiro.
Gostei de ouvir da possibilidade também do MEI-Rural. Muitos dos que trabalham temporariamente na roça, como fazendo a catação de café, limpeza de lavouras e de pastos, hoje sem qualquer garantia quando não tem carteira assinada e nem contrato de parceria, podem, através de pequena contribuição mensal, passar a ter seus direitos, inclusive o de aposentadoria.
Uma forte chuva começou a cair durante a reunião. O som sobre as telhas de alumínio era muito alto e assim todos foram para a sala anexa, já que o assunto estava interessante. Chuva na zona rural nunca atrapalha. É sempre bênção dos céus.
Na extrema direita Débora, que é universitária, cursando Matemática. Adriele está no 3º ano do Ensino Médio. Muito legal estudantes preocupados em buscar conhecimentos.
Foi só uma primeira conversa. As pessoas que queiram saber mais devem procurar os que estiveram na reunião como Dayse, Estela, Waldemar, José Antônio ou a mim, para que a gente possa marcar um retorno de Kathelen para iniciarmos a abertura do processo. Tudo aqui mesmo em Belisário. É preciso haver um número razoável de pessoas para que isso aconteça.

Quer saber mais?
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes/20-mei-rural

Comentários

  1. Esse tema me fascina. Estudei Turismo na Universidade de Belgrado, matéria que engloba muitos tipos de empreendedorismo. Desde os que se desenvolvem numa base individual, como certos tipos de artesanato, que começam como passatempo, exemplo o do arquiteto Rildo, hoje em Belisário, como as pequenas iniciativas de apoio, como o dos cozinheiros, doceiros, boleiros, trilheiros, diversão infantil e de idosos, etc. Devemos investir em atividades que promovem o turismo pois tais atividades podem ser iniciadas com pouco capital e conhecimentos não tão sofisticados ou mesmo que já herdamos na família. Como nessa primeira conversa, o empreendedor deve cuidar sim da parte previdenciária, um tópico que os mais jovens nem sempre dão importância, esquecem ou desconhecem.

    ResponderExcluir
  2. Voltando... vi que o dr. Roldão esteve presente nessa palestra do MEI, dirigida por Solange Montezano, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele poderá ser um instrumento muito útil nessas palestras, não só pelos conhecimentos acadêmicos como pela experiência já obtida como tabelião. Acredito que poderá dar uma contribuição muito útil nos debates.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês