TRUTAS A GENTE TEM POR AQUI

Não sou muito amante de peixes de água doce. Prefiro os do mar. Mas truta é realmente um peixe muito especial e eu aprecio muito. E temos o privilégio de morar numa região onde o seu cultivo é possível. 
Os nossos amigos José Maria Muniz, Sandra Carolina se juntaram ao compadre Tuti e iniciaram um criadouro na propriedade desse último, bem lá no alto da Serra do Brigadeiro, a mais de 800 m de altitude.
Ontem combinamos um jantar aqui em casa, aproveitando as habilidades da chef Mirian.
Nos restaurantes os peixes são servidos menores que estes, com um peixe servindo duas pessoas.
Só servimos em filés. Como falei, não precisam ser tão grandes.
E aí estão os piscicultores.
Pronto! Agora com a comadre Gracinha de frente.
Mirian não queria que postasse essa matéria. Achou os pratos feios, pelo tamanho das postas.
Esse ceviche de banana nanica é sensacional. 
E temos mais coisa boa pra mostrar: tartelete de morango orgânico, produção de Pavão e Guilherme, também de Beli.
Quando nos tornarmos um concorrido polo turístico, poderemos ter aqui vários criatórios de trutas. Quem viver verá. Quem quiser encomendar, fale com eles.

Uma pesquisa na Wikipédia nos diz que a truta é originária do hemisfério norte, Estados Unidos e Canadá e no Brasil a sua introdução se deu, principalmente, nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul. Os primeiros ovos constam terem sido importados da Dinamarca. 
Ela se adapta às corredeiras, rios e riachos de regiões montanhosas como as da Serra da Mantiqueira (Minas Gerais, São Paulo e sul do Rio de Janeiro) e nas serras do leste dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
A truta somente sobrevive em águas cristalinas, frias, puras e bem oxigenadas. Estas características são encontradas principalmente em rios de montanhas. Ela é rica em ácidos graxos ômega-3, fornece grande quantidade de vitaminas, fósforo e cálcio, e seu índice de proteínas é mais alto do que o da carne bovina. Além disso, por apresentar baixo teor de calorias, ela é recomendada para dietas de emagrecimento.

Comentários

Posts mais visitados do último mês