PRODUZIR COM QUALIDADE

O meu irmão Gilmar, Cônsul de Belisário em Miradouro, me manda de vez em quando o fruto do seu trabalho, juntamente com "Dado", um outro miradourense, com quem produz um fertilizante natural, que melhora a produtividade rural, sem piorar a saúde do consumidor.
Eles desenvolveram por lá um super-biofertilizante e utilizaram  numa horta, projeto do Professor Robinho, da Escola Municipal Euclides da Cunha, na comunidade de Varginha -Miradouro.  Nós mostramos isso em 5 de julho, nessa matéria:

Agora ele me mandou essas fotos com o resultado do trabalho nessa horta, onde outros fertilizantes, também produzidos lá, foram utilizados.
A produtividade é evidente o sabor é diferenciado, segundo os que experimentaram. Os alunos levaram para consumir em casa as verduras para provarem para os pais o comparativo quando se utiliza os produtos convencionais e quando se utiliza produtos agroecológicos.
As fotos abaixo foram tiradas em uma outra visita à produção de morangos de Pavão, onde também foi utilizado o seu produto.

Só consumimos morango produzidos aqui por Pavão, que realmente têm um sabor especial.



Esse é o Gilmar, para quem não conhece.
A cada dia há uma maior consciência de que uma alimentação sadia é imprescindível. Demonizar o agronegócio é uma postura extremamente infantil. A manutenção da produção em alta escala, o que faz matar a fome no mundo e garante divisas nas exportações brasileiras e a garantia de que isso não se consegue às custas de danos à saúde humana é o grande desafio a ser vencido. Compatibilizar ambas as coisas é preciso.

Comentários

  1. Espetacular esse trabalho. Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Espetacular! Parabéns a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  3. Parabens a todos os envolvidos nesse projeto.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse trabalho com o biofertilizante desenvolvido pelo Gilmar e "Dado". Além de seus efeitos na "nutrição" das hortaliças e plantas em geral, os produtos orgânicos contribuem decisivamente para manter viva e ativa a microfauna do solo. Mesmo os fertilizantes minerais dependem de fungos e bactérias para serem bem absorvidos pelos vegetais. Portanto, esse projeto projeto do super-biofertilizante deve merecer apoio irrestrito de todos nós.

    ResponderExcluir

  5. Parabéns ao Pavão e sua esposa, Sueli, pela persistência. Lembro-me, de anos atrás, quando comi lá delicioso morango colhido do pé, mas a plantação era ainda como experimental, bem pequena. Vendo-a agora, tão grande e viçosa, admiro muito o cuidado e a confiança dos nossos "morangueiros" nos super-biofertilizantes de "Dado" (Medardo Schettini), que sei podem ser adquiridos na loja do Gilmar, na Praça Sta. Rita, em Miradouro (Tel. 32 99999-8896). Gente séria e estudiosa do assunto, estão trabalhando em pesquisa de outros produtos também.

    ResponderExcluir
  6. Medardo Schettini sempre foi muito inteligente. O super biofertilizante desenvolvido por ele está fazendo muito sucesso, inclusive entre pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e ONG IRACAMBI. Gilmar é um grande incentivador, amigo e divulgador. Atualmente, tanto se fala em meio ambiente e diminuição do uso de agrotóxicos, que incentivar iniciativas como essa, sustentável e saudável, é urgente e imprescindível.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom saber que o super-biofertilizantes que o Dado (Medardo Schettini) desenvolveu tem dado bons frutos! Estão a venda na loja do Gilmar, na Praça Sta. Rita, em Miradouro (Tel. 32 99999-8896).

    ResponderExcluir
  8. Acompanhei o desenvolvimento deste BioFertilizante, posso dizer que foram muitos testes e tempo de dedicação e teimosia do Sr. Medardo para chegar neste produto que hoje é sucesso! Ele sempre tem novidades e soluções para manejo de solos e plantas, é uma pessoa de muito conhecimento e sabedoria, abençoado por Deus! Parabéns aos envolvidos no projeto! A interação entre sociedade e escola é muito importante! Ainda mais se tratando de bem estar, saúde e meio ambiente! Que a ideia se espalhe!

    ResponderExcluir
  9. Sou de Moçambique. Em 2010 quando fui ao Rio de Janeiro apresentar um trabalho acadêmico numa conferência a Irmã do Medardo Schetti i, a Victória Schettini, levou me para conhecer Miradouro. Nestas terras lindas tive a maravilhosa oportunidade de conhecer Medardo e o seu projecto de Biofertilizante, ainda na fase embrionário. Fiquei maravilhado e até queria que ele transferisse estes conhecimentos para Moçambique onde trabalho como professor da Universidade Eduardo Mondlane. Parabéns ao Medardo e ao Gilmar porum sonho que se tornou realidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês