ACONTECEU A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Recentemente aconteceu uma Pré-Conferência, aqui em Belisário. Nessa sexta foi a conferência envolvendo toda o município de Muriaé. Aconteceu na sede do SENAI, na área da feira.
Salão lotado. 
Belisário presente! Veja ai Maria Pena, Naira, Efigênia, Aparecida e Maria. A Secretaria de Ação Social mandou um carro pegá-las e trazê-las de volta. Naira foi eleita aqui como delegada neste evento.
Zé Maria Muniz também é delegado.
E também Taís Vital a terceira delegada, ao lado de Neusa Toscano, que se empenhou muito fazendo consultas entre moradores para levar os  seus reclames. 
Mostrei todos de Beli? Nada disso. Tem também Lúcio e ao seu lado Toninho de Laia.
Muito bonitinha a apresentação dessas crianças, reforçando a necessidade do combate ao trabalho infantil, que é toda a forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo de 16 anos. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre, a proibição se estende aos 18 anos.
Já ouvi afirmativas radicais tipo: “agora criança não pode mais fazer nada, eu quando era criança...”. Não é assim. Trabalho infantil ilegal é aquele que priva crianças e adolescentes de uma infância normal, que os impede de frequentar uma escola, de ter tempo pra estudar e também de desenvolver, de maneira saudável as suas capacidades e habilidades.
 Essa turminha fez uma representação disso.
As coreografias ao som de Disparada, de Geraldo Vandré.
.....................................
porque gado a gente marca
 Tange, ferra, engorda e mata, mas com gente e diferente
Se você não concordar não posso me desculpar
Não canto pra enganar, vou pegar minha viola
Vou deixar você de lado, vou cantar noutro lugar
Na boiada já fui boi, boiadeiro já fui rei

.........................................
Muito tocante essa representação dramática de uma criança tragada pela morte, que a transporta...
.. mas é "ressuscitada" pelo acolhimento e carinho das outras crianças.


E com elas cai na farra, com uma música de fundo que reforça que criança tem de brincar, de fazer arte. Nunca podemos privá-las disso. 


Esse é o cara! O coreógrafo Walber ensaiou toda essa garotada. O cara faz um trabalho social em Muriaé como poucos, através da arte da dança, com crianças de bairros populares. Uma grande pena termos interrompido seu projeto em Belisário.

Outro momento tocante, a demonstração de um trabalho da Secretaria, de acolhimento de moradores de rua. A "nossa" Roseli Lopes trabalha nessa área e aparece num vídeo projetado no final.
Depois que me aproximei do trabalho da Comunidade da Trindade, em Salvador, passei a ter uma visão totalmente diferente da população de rua. https://www.facebook.com/ComunidadeDaTrindade
No peito de um deles os rótulos que lhes imprimimos: "bêbado", "malandro", "mendigo"...
Os participantes foram divididos em 3 grupos, para debaterem a partir de 3 eixos temáticos, como explica Arthur.
Os distritos ficaram todos neste grupo. Estão ouvindo as dificuldades pelas quais passam os municípios, pela falta de repasse de verbas por parte do Governo do Estado, desde 2017, ainda na administração anterior. 
Neusa Toscano me mandou essa foto do nosso grupo.
Na extrema direita Rynara Notim, que é belisariense e técnica da área, e na outra extremidade Karine, que queremos ver apaixonada por Belisário.
Não pude permanecer durante todo o debate. 

Como faço com frequência, mudo de assunto numa matéria sem qualquer cerimônia. 
Excelente a implementação do sistema de estacionamento rotativo, com cobrança. Fiz uma matéria há meses, quando fui na sala do Diretor da DEMUTRAN cobrando essa ação, que havia sido suspensa. 
As vagas estão sobrando pelas ruas, mas é desonesta a cobrança nessa altura da JK, sem uma placa sequer avisando que é área rottiva. Estacionei sem saber e fui notificado. Ok! Procurei um ponto de venda e paguei. Esse carro de fora ia fazer o mesmo. Expliquei para a motorista e ela foi pagar. 
Com certeza a participação dessa turma de Belisário na Conferência foi positiva. A nossa comunidade não pode estar longe do que acontece em Muriaé. 


Comentários

Posts mais visitados do último mês