QUANTOS ANOS ESPERANDO POR ESSE PASSEIO!!!

Uma maratona pra fazer esse programa de domingo. Primeiro uma caminhada de 5 quadras pela Rua Oscar Freire, em SP.
E pegamos a Linha Amarela do metrô, na estação de mesmo nome da rua. Além de ser a mais nova, essa linha é privada. Por esses dois motivos o seu padrão é superior às demais linhas.
Somente aqui tem esse sistema de segurança, em que a porta só abre quando a composição está na plataforma.
Uma pernada até Estação República, com baldeação para Linha Vermelha, até a Estação Brás, onde fizemos transbordo para a CTPM, com esse destino: Rio Grande da Serra.
E cá estamos nós .
Até aqui, tudo pela ferrovia.
Mas agora pegamos um ônibus, a poucos metros da estação. A ferrovia vai mais ou menos margeando a rodovia e estamos descendo uma baita serra.
E enfim, chegamos em nosso destino: Paranapiacaba um Distrito  de Santo André, criado para ser um centro de controle operacional e residência para os empregados da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, que foi criada para operar as estradas de ferro no transporte de cargas e passageiros do interior paulista para o porto de Santos.
O cemitério é um ponto turístico, onde muitos ferroviários foram enterrados após mortos em acidentes de trabalho.

Um mapinha  para tentar orientar os turistas.
A ladeira é íngrime e puxada. Repara que essa desavisada ao lado do cidadão de branco, veio de salto. Tirou e desceu descalça.
É muito lindo o visual.
É uma vila ferroviária que começou a ser construída em 1862 e teve como um dos maiores acionistas e idealizadores o lendário Barão de Mauá. Esse foi o cara.
É muito bom estar aqui. Programava isso desde a década de 90, como engenheiro ferroviário. Lembra, Abbês, que em 1983 fizemos uma bela festa comemorando os 150 anos da ferrovia em C. Lafaiete? Ou seja, ela chegou la em 1933.
Uma noiva fazia uma sessão de fotos aqui.
Um guindaste ou "socorro" para atendimento de acidentes.
Coitado do infeliz que trabalhava com isso. Chegou a pegar numa dessas, amigo Gê de Castro? Ele foi peão de oficina, virou engenheiro e passou a ser chefe. 
Se Gê estivesse comigo poderia explicar melhor esse equipamento. Certamente que uma peça do funicular, onde se enrolava o cabo que puxava o trem, imagino eu. 
Uma mesa de trabalho na oficina e não de escritório. Olha o padrão!
Uma maquete de toda a vila.
Um equipamento para inspeção da linha. Volto a falar sobre ele depois.
Aqui uma máquina imensa, para fazer operar o sistema funicular
É que o desnível a ser vencido entre o Porto de Santos e aqui, no topo da Serra do Mar, é de 800 metros. Uma rampa fortíssima que somente poderia ser vencida com cabos e máquinas fixas. Uma composição ferroviária descia presa na ponta de um cabo e puxava uma outra composição que subia, presa na outra ponta. Isso numa extensão de onze quilômetros.
Mais um guindaste ou "socorro"
Em 1974 o sistema funicular foi substituído pelo sistema de cremalheira  que consiste na instalação de um terceiro trilho dentado, entre os dois trilhos normais de uma ferrovia, com um mecanismo também dentado, especialmente colocado na locomotiva, que engata nesse trilho também dentado, facilitando a subida da rampa. Sem ela a locomotiva patinaria sobre o trilho, sem aderência. Veja na foto esse equipamento entre os trilhos. Veja também o declive. Entendi que é de 8%. Cai 8 metros em cada 100 metros. Isso é muito para uma ferrovia. 1% é aceitável. Em 1981 esse sistema foi desativado, quando houve um incêndio que destruiu a Estação de Paranapiacaba.
Falta de respeito para com a ferrovia nesse país. Essa marca da RFFSA para nós ferroviários é sagrada.
A MRS, é a empresa privada que assumiu o trecho Rio-SP-BH da ferrovia, o mais importante do país, que foi a nossa regional. A sede fica em JF.
Vou fazer uma manutenção nesse equipamento. Essa nunca foi a minha área, que era cuidar da linha.
Vamos lá daqui a pouco.
Atravessando por essa passarela.
Aqui uma observação. O melhor mesmo é vir em um trem especial que sai aos domingos da Estação da Luz, diretamente para Paranapiacaba. Esse guia acompanha os passageiros. O problema é que tem de comprar passagens com antecedência de mais de 60 dias.
Entrei no centro de apoio ao turista, para pegar algumas informações. 
Tanta coisa legal que resolvi mostrar mais. Dessa forma, preciso dividir a matéria em duas. Depois mostro mais. 

Comentários

  1. Que passeio bacana.. e quanta informação

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  2. Belíssimo passeio e no seu caso, ainda com mais significado! Da vergonha der dizer q nunca fui... preciso agendar urgente!

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  3. Sobre as portas de plataforma, além das Linha 4 temos em outras linhas tbm, veja:
    http://www.metro.sp.gov.br/02-07-2019-em-julho-linha-2verde-tera-operacao-especial-para-instalacao-de-portas-de-plataforma.fss

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  4. Que passeio lindo! Quero ir lá um dia. Porque será que meu marido nunca pensou em irmos nesse lugar?

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  5. Muito bom ter participado e poder te conhecer meu amigo. Um forte abraço...

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