AGORA SIM, VOLTAMOS AO ATACAMA PARA VER O ECLIPSE

Como prometi, seguem as fotos do momento mágico que nos trouxe ao Deserto do Atacama, no Norte do Chile. Aqui o melhor do dia saiu de Ana Carolina: "o sol vai ser a estrela principal do espetáculo". Além da filha e genro, aqui nos encontramos com o casal, Dr. Maurício e a esposa Virgínia, de Muriaé. Ele é apaixonado por astronomia.
Na verdade, o eclipse é um espetáculo indescritível. Só a gente vendo mesmo. Aquela bolinha preta que vai se formando encobrindo o sol, só tem valor a quem está assistindo pessoalmente. É uma coisa muito emocionante.
Parece que uma coisa extraterrestre está acontecendo. Desde a primeira vez que eu vi no México, eu virei um caçador de eclipse. 
Onde for possível eu vou mesmo assistir.



Pena que nos próximos anos não teremos muitos eclipses para serem vistos.  Tem um mais ao sul do Chile para acontecer em 2020. Eu tenho uma tabelinha que mostra os eclipses dos próximos 50 anos.

O começo da cobertura do sol, o momento espetacular do aparecimento da coroa solar e o início da cobertura, até chegar na cobertura total. Essa é a sequência maravilhosa do eclipse total. Um fenômeno que só se pode comprovar ao vivo.

Agora  a lua se afasta, liberando aos poucos o brilho do sol. 
Poderia tentar descrevê-lo com mil imagens e palavras, mas apenas o testemunho presente consegue dar a devida impressão da sua realidade. Uma experiência sem igual.
O problema no WhatsApp atingiu o Brasil e o Chile, Isso atrasou a remessa das fotos.
Agora vou juntar os comprovantes de nossas despesas para tentar receber do EMBELISARIOMG, como foi publicado

José Maria Muniz e equipe

Comentários

Posts mais visitados do último mês