ACONTECEU A PRÉ-CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foi na tarde dessa quarta-feira. O objetivo foi o de despertar a comunidade de Belisário para discutir os serviços de Assistência Social prestados a ela, chamando-a a estar mais atenta aos seus direitos e às responsabilidades da Prefeitura nessa área, em especial a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Técnicos dessa Secretaria convidaram a diretoria do GAB para mobilizar os moradores para uma pré-conferência, já que nos dias 1 e 2 de agosto acontecerá em Muriaé a   Conferência Municipal de Assistência Social. 
Algumas explicações preliminares...]
Um bom público se fez presente. Cerca de 35 pessoas.
O Frei Gilberto compareceu. Ele justificou a impossibilidade de participar da Conferência em agosto.
A  reunião foi conduzida pelas Psicólogas Jéssica e Fernanda. Elas iniciaram mostrando as polícias sociais de Secretaria que representam bem como os objetivos dessa pré Conferência e da Conferência Municipal.
Também presente o Pastor Luiz Cláudio, da Igreja Metodista. Outras igrejas foram convidadas e estiveram representadas por leigos.
Natayna e Natânia, da Unidade Básica de Saúde local. A primeira é a Coordenadora. Também representada a Escola Municipal, pela Professora Marcilene.
Cadastramento na entrada, com crachá de identificação. Taís Vital e Angelina se incumbiram disso. Ambas participaram da equipe organizadora.

Também presentes participantes do Projeto Mente Ativa e do Balé, ambos do GAB. Os coordenadores pediram maior aproximação com a Secretaria. Afinal ambos os projetos têm um forte viés social.
A diretoria do GAB providenciou um café para os participantes.
Foram distribuídas fichas para o levantamento de necessidades, a serem apresentadas da Conferência Municipal.
Todos os organizadores na foto. Taís Vital, acadêmica de Direito, estará colaborando com o GAB em outros projetos. Sob a coordenação do presidente Léo Fonseca, essa turma combinou tudo pelo grupo de zap e eles se desdobraram para que tudo corresse bem.
Ouvindo o depoimento de alguns destes podemos resumir que o evento atendeu perfeitamente o seu objetivo, qual seja, o de começar a despertar a nossa comunidade para melhor se organizar para fazer bom uso das políticas públicas e participar também da elaboração destas.
A reunião começou num campo mais teórico mas, a partir das intervenções dos participantes com questionamentos no microfone, ela foi caminhando para um lado mais prático.

Percebeu-se uma certa dificuldade da comunidade em ver os órgãos municipais  que agem no distrito de forma separada. Para estes realmente  tudo é visto com o "Prefeitura Municipal". As dirigentes tentaram mostrar a divisão das áreas e suas competências. Social, Saúde, Cultura, Educação... De fato a área pública tem as suas características até por normas legais.

Mas, repetimos, que a avaliação foi muito positiva. Também foi uma boa oportunidade de uma reaproximação entre a Secretária de Desenv. Social e o distrito de Belisário, em especial do GAB.

Através de eleição foram escolhidos como delegados que  representarão o distrito na Conferência Municipal: José Maria Muniz, Taís Vital e Naira Costa. 

Aproveitando a oportunidade 12 cestas básicas foram distribuídas para famílias cadastradas. Isso tem sido feito mensalmente.

Comentários

Posts mais visitados do último mês