UM TEMA IMPORTANTE SENDO DISCUTIDO EM BELISARIO

Reservas na Pousada Belisário foram feitas com Sônia. Vamos saber quem são eles. 

Estão chegando Reinaldo, representantes da Pastoral da Terra-Muriaé e veio acompanhado. De camisa vermelha o representante do MAM-Movimento dos Atingidas pela Mineração, vindo de Viçosa.  

Já tinha gente de BH, do Rio e São Paulo.
Eles têm uma agenda a cumprir em Belisário, na terça e na quarta.
Já cedo o baixinho é um ativista.
Perguntei a Luiz, de BH, o de camisa branca, o que vieram fazer em Belisário, e ele me respondeu:
- A pauta dessa reunião é trabalhar na construção de um Seminário Nacional de Áreas Livres de Mineração. Várias organizações do Brasil e do mundo participam dessa discussão, se juntando a sindicatos, movimentos populares e pastorais, diante da importância de se debater nacionalmente estratégias, experiências de luta de resistência e principalmente, montar de formas de avanço para se estabelecer uma política de demarcação de áreas livres de mineração.
A discussão pretendida é a de se estabelecer um modelo de mineração como um todo, de forma que a população brasileira também possa discutir o que deve ser feito com os bens minerais,  como devem ser beneficiados e utilizados, quem vai minerar e para quê?
Outras reuniões de organização irão acontecer antes do evento nacional, que ocorrerá em agosto. Belisário está no páreo para sediá-lo. Torcemos para isso já que temos estrutura para tanto.

Comentários


  1. Muito bom. Discutir é o que temos que fazer, quando se trata de administrar um bem público. Há que analisar bem o lado prejudicial, se houver e as vantagens. Também é importante saber quem vai usufruir vantagens e quais serão, se houver. Qualquer dia desses quero ir a Itamaraty de Minas, saber como está lá, qual a opinião do povo e ver o que a Votorantim deixou de vantagem ou de prejuízo no lugar. Sem opinião minha, sem preconceito, sem lado político. Vou com o olhar de quem também é empreendedor e negociante. Nada de associação, eu sozinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês