Ô FUMACÊ, FUMACÊ!!!

Rigorosamente dentro do dia e hora marcada, o "fumacê" chegou hoje em Belisário. De casa a gente ouvia o ronco das bombas e via a fumaça nas ruas de baixo.
Em poucos minutos ele apontou na nossa rua.
Carol parece que até saiu mais cedo do trabalho, pra se esconder em casa. Nada adiantou falar com ela que gente o veneno não mata.
A prefeitura avisou que as casas deveriam ficar com janelas abertas, para a fumaça entrar e matar os mosquitos espertinhos que voam para se esconder. Muitas famílias não observaram isso. 
O famoso médico Dr. Dráusio Varela sobre isso comenta: "Combater o mosquito da dengue com inseticidas é guerra perdida. Popularmente conhecido como fumacê, a eficácia do método de espalhar nuvens de inseticida pelas ruas é comprometida, porque os moradores fecham as janelas assim que o caminhão aparece na esquina e o Aedes aegypti não é bobo, corre para esconder-se nas frestas e nos cantos das casas."
A minha foi toda aberta e a fumaça entrou por toda a casa.
E já está de volta. Nenhum beco fica de fora. Como Belisário é muito grande, em meia hora correu todas as ruas.
Cada um faz a sua parte nessa guerra contra o mosquito.
Mas Belisário não teve nenhum caso de contaminação com picada aqui no distrito. As poucas ocorrências foram de pessoas que para cá vieram já contaminadas. 

Comentários

  1. Isso lembra o tempo de nossos avós aí em Belisário e a epidemia de malária que matou minha avó, deixando dez filhos, inclusive minha mãe com três aninhos. O povo tem mesmo que fazer a sua parte e obedecer as regras dos agentes de saúde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês