BELISÁRIO SE ORGULHA DE VOCÊ

Essa matéria deveria ter saído em junho, quando fotografei e entrevistei a pessoa, na Trezena de Santo Antônio. Ocorre que pretendo fazer uma série envolvendo outras figuras belisarienses com o mesmo foco, mas agora decidi que não. Cada um a seu tempo.
O objetivo é o de dar destaque a jovens que decidiram não se acomodar com o patamar adquirido no ensino em Belisário e deram prosseguimento aos seus estudos. Querem mais. Sobre isso Paulo Freire fala: “onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.” 
Thaís Martins Teixeira é um belo exemplo disso. Ela é filha de  Adilson Jorge e Ivânia Regina e concluiu o ensino médio na Escola Pedro Vicente de Freitas em 2014 e logo ingressou na Faculdade Santa Marcelina, para cursar Ciências Biológicas, concluindo em dezembro de 2018. OK! Parar por ai? Que nada! Thaís prestou concurso para um mestrado na UFMG e foi aprovada.
O mestrado é na área de Genética de Plantas, especificamente em Genética de Populações. Como assim, Thaís? Isso não é da área de Sociologia? Negativo! Respondeu ela. População de plantas é a sua área de pesquisa e mais especificamente nos estudos de uma população de uma espécie rara, que tem apenas 40 indivíduos. Estudam o seu desenvolvimento, como esse arbusto da Mata Atlântica, que está localizada em Santa Catarina, observando como ela está se desenvolvendo, de forma a procurar a sua conservação, para não entrar em extinção. A nossa pesquisadora reforça que o espírito da ciência é buscar a preservação de tudo o que existe no ecossistema pois tudo tem um sentido de existência. “seria egoísmo pensar em preservar apenas aquilo que nos é benéfico”, reforça Thaís.
O mestrado tem a duração de dois anos, exige a presença permanente do mestrando lá em BH, mesmo porque as pesquisas exigem laboratórios, muito estudo, muita estatística, muita matemática.
Thaís não quis arriscar nomes de professores, mas é muito grata ao conhecimento que adquiriu aqui nas escolas de Belisário, através de todos os mestres que aqui teve e dos projetos dos quais  pode participar.
Com certeza, merece os parabéns os seus pais e toda a família, que certamente apoiam essa brilhante mocinha nessa caminhada.
Após ter lido a matéria, Thaís me mandou uma mensagem:
"Reitero a importância de valorizar muito o ensino de Belisario, essa base não é encontrada em todo o ensino publico, infelizmente."

Comentários

  1. Interessante, Thais. Estava escrevendo sobre a prima Poliana, daqui de Miradouro, que estudou Farmácia na Universidade Federal Fluminense e está agora trabalhando na Fundação Osvaldo Cruz, no RJ, responsável pela revisão da qualidade das vacinas ali produzidas, quando vi a sua história no blog do Cléber. Vocês vão levar o nosso país adiante, parabéns ! Somos todos muito orgulhosos dessa juventude corajosa, inteligente e arrojada como vocês.

    ResponderExcluir
  2. Thais é destaque no distrito desde pequena quando lia (com excelência) as leituras e salmos durante as liturgias na igreja católica. Ainda pequena e "escondida" atrás do "pupito" detacava-se pela clareza e facilidade com que falava. Tenho muito orgulho dessa sua conquista Thaís e também de ser sua madrinha! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês