ACONTECEU MAIS UM ENCONTRO

Do Projeto Mente Ativa, do GAB, voltado para a Terceira Idade. Com esse são 38 encontros.
Mirian e Dani Clemente são as coordenadoras.
São momentos de muita alegria, descontração e oportunidade para a turma falar a vontade.
O tema de hoje foi Festa Junina-Folguedos Populares. Falamos um pouco sobre as diversas manifestações culturais/religiosas no Brasil, por região. Coisa resumida. O importante é ouvi-los.
Ambiente bem descontraído. Maria Elísia lembra-se das muitas festas organizadas na fazenda de seu pai, o Sr. Amaral, com fogueira, muita broa e forró.
A proposta foi a de tratar da cultura das festas juninas na região e as boas lembranças que o tema traz para cada um(a).
Muitas lembranças e as diversas crendices foram lembradas, sempre fazendo ligação com relacionamentos amorosos, já que hoje é o Dia dos Namorados: a faca cravada na bananeira revelaria o amor da vida, bem como o papel escrito com o nome do(a) pretendente dentro da bacia d'água confirmaria se seria concretizado o romance, se o papel abrisse.
Outra curiosa: uma aliança era amarrada num fio de cabelo da pessoa e movimentada dentro de um copo. Se esbarrasse na beirada do copo o casamento seria concretizado antes do outro Santo Antônio.
Aparecidinha solta a língua. Tem muitas histórias.

Maria foi hoje pela primeira vez. Tomara que volte.
Efigênia lembra as dificuldades para namorar nessa época. Os pais queriam o casamento das filhas sem muito namoro e alguns pais preferiam que a a filha ficasse  solteira, de tanto ciúme. Ciro conta que suas irmãs somente namoravam na janela, separados pelo parede até o dia do casamento.
Dani é de uma geração mais recente, mas também tem história de namoro com Eloy.
Julita e Aparecida atrasaram um pouco, mas vieram. A segunda é a mobilizadora da turma.
Um bom grupo presente. 
Tínhamos programado algumas dinâmicas e brincadeiras, mas o papo esticou. Nem bingo deu tempo. Tarde fria, vamos pra casa.
Todos se mobilizam para arrumar o salão.
Mais uma tarde agradável.

Comentários

Posts mais visitados do último mês