REPETINDO LUGARES JÁ MOSTRADOS

Em grandes centros carro costuma atrapalhar mais do que ajudar. Trânsito, falta da vagas ou estacionamento caro... O transporte público é sempre mais eficaz. E se for trem aí é muito mais agradável.
Qualquer detalhe aqui me fascina, como esse tipo de fixação tipo grampo, do trilho na placa de apoio. Isso me reporta aos anos 80, no Km 522 da Variante do Paraopeba, famoso agora com o desastre em Brumadinho. Quando esse tipo de fixação veio para o Brasil, na Rede Ferroviária, a minha Residência de Via foi escolhida para ser o laboratório de testes. Uma experiência profissional interessante, sempre recebendo gringos canadense, estudantes, especialistas... para acompanharmos o desempenho do material em clima tropical.
O maquinista teve problema e não pode prosseguir viagem, quando o som perguntou se alguém tinha experiência em conduzir a composição logo me ofereci.

Procurando me comunicar sempre com os passageiros.

Um baldeio da CTPM para o Metrô na estação Sé. Belíssima.

Aqui o primeiro destino. A famosa Rua 25 de Março.
Isso foi segunda-feira. Tinha tudo pra ser um dia tranquilo. Mas aqui você acha tudo, menos tranquilidade.
Policia que vai e vem...
Para o temor dos ambulantes. É aquele típico trabalho de enxugar gelo. Os homens se aproximam, tudo vai pra sacola. Eles passam e voltam a ser oferecidos.
Coisas de artesanato é o que mais atrai a patroa.
Tudo muito barato. Fico com pena dos artesãos que concorrem com os industrializados.
Tradicionalmente a gente come algo árabe por aqui. 
Aqui é um pelotão da PM. Muita segurança e mesmo assim aparecem alguns  trombadinhas. Vimos duas detenções enquanto aqui estivemos.
Caminhando um pouco a gente chega nesse outro atrativo.
O Mercadão Municipal.
Foi inaugurado em 1933 para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. Porém, sua primeira função foi a de armazém de pólvora e munições.
O espaço tem 12.600 metros quadrados e emprega mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos diariamente em seus mais de 290 boxes. Além disso, recebe semanalmente, cerca de 50 mil pessoas.
Esses picantes me levam à perdição.
Já alimentados, esses famosos sanduíches nem nos apetecem.

Mas bacalhau a gente vai querer levar. Vamos manter a tradição.
De volta na 25 de Março para pegar o Metrô.
Quase não se vê a estação, de tanta gente.
Antes do embarque, um giro nessa exposição, que me foi recomendada pelo primo Joelson, diretor do Metrô.
Nos painéis a história da empresa, ao longo dos 50 anos.
O Metrô vai crescendo junto com a cidade.
Cada estação tem a sua história.
Dei oportunidade para outros conduzirem o trem

E vida que segue.


Comentários

  1. Amigo Cléber,o maior trabalho de enxugar gelo não é dos artesãos, que nem se compara ao trabalho de enxugar gelo dos policiais, que prendem os ladrões aí, e logo depois, os mesmos voltam ao seu "ponto de trabalho". Como é revoltante ver as várias cenas, amplamente divulgadas pela mídia, de várias pessoas sendo roubadas e espancadas por essa multidão de bandidos que tem aí na 25 de março também.......
    O que é uma pena, conheci essa região também e achei interessante !
    Pobre Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Gilmar! Mírian me perguntou: - como os policiais sabem que esses caras estão fazendo coisa errada? A resposta é simples: são sempre os mesmos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês