QUE NOTICIA TRISTE, VINDO DE PARIS!

Chegando na casa da filha, aqui em SP, abro o WhatsApp e me deparo com a informação dessa tragédia, que me foi encaminhada pela amiga, Dra. Heloísa Helena Costa (Salvador), uma das maiores autoridades em Museologia da América Latina. Logo pedi para ela se manifestar oficialmente e colhi esse comentário.
A catedral de Notre Dame foi iniciada em 1163, sec. XII, e levou 170 anos para ficar totalmente construída.  Esse edifício introduz com rara beleza o estilo gótico que visava unir o mundo espiritual ao mundo terreno. Por isso, seus artesãos trabalhavam com muito esmero e destreza fazendo dos vitrais um dos mais belos e extasiantes elementos artísticos, contando histórias bíblicas com detalhes nos personagens e nas suas vestimentas.
Meu coração quase parou! Fiquei sem ação. Estava organizando a exposição do Palácio da Sé e fui tomada de tanta tristeza, por tudo o que essa magnifica obra representa para a humanidade...por tantas e tantas pessoas que trabalharam ali e deixaram um legado de conhecimento, de trabalho dedicado, de beleza, de estética, de fé...de esperança na competência do ser humano para elevar o espirito, produzir beleza e encantar o mundo.
Essa Catedral foi sempre uma referência, uma escola de ofícios desde a Idade Média, todo mundo que estudou e estuda arte passa necessariamente por essa obra magnifica para aprender como se trabalha vidro, cristal, madeira, pintura de parede e de tela, escultura...enfim....uma perda incomensurável de um dos mais lindos símbolos da capacidade humana de se superar em direção à beleza, à elevação do espirito, ...
Quando do o incêndio no Museu Nacional uma amiga e muitos reagiram dizendo: só no Brasil!!! Eu respondi com o coração em frangalhos: é toda a espécie humana que está muito degradada, a maioria das pessoas não se importa mais em prestar atenção às regras de segurança, às atitudes de afeto pelos outros e pelos objetos simbólicos que durante séculos representaram e simbolizaram a nossa grandeza em termos de criadores de bens culturais, o que nos elevava como seres sensíveis e conectados à dimensões mais puras, mais belas, mais iluminadas.
Estamos perdendo tudo isso para a mediocridade, as baixezas da alma, a violência explicita ou implícita, a falta de respeito pelo planeta e todos os seus seres. Consequentemente, símbolos e criadores perdem importância, valores profundos são deixados de lado, até mesmo rejeitados e vamos nos tornando apenas instintos ambulantes vagando pelo mundo apenas à procura de um mínimo de sobrevivência. Nem somos mais " animais"...somos muito menos do que isso. E não sobra nenhum resquício de belo, de ético, de afeto que catalisava. E agora, José? Que mundo é esse?
 Estou inconsolável!

Comentários

Posts mais visitados do último mês