D. MARIA CARNEIRO: VAMOS FALAR DESSA MULHER

Comunicamos o seu falecimento hoje. Uma grande perda para Belisário. Ela teve um dia normal na sexta, caminhou na região à tardinha e depois começou a sentir-se cansada. Como já tinha sofrido 2 problemas cardíacos, o marido, José Carneiro, logo preparou a sua ida para Muriaé. Mas não teve tempo. Em casa mesmo, ela veio a óbito.
Falar de Maria Carneiro não seria possível numa matéria apenas. Tivemos muitas boas experiências com ela. Sobre ela Mirian comenta:
D. Maria era uma pessoa extremamente generosa, doadora. Uma alma pura, de muita delicadeza. Amava pedras e coisas simples da natureza. 

Tinha muito orgulho em mostrar os seus trabalhos manuais, as flores, gansos, peixes...

A sua casa fazia parte do roteiro para visitas e turistas que aqui chegavam. 
Renato tinha a casa dos "Carneiros" como sua. Para lá levou muitos amigos e pessoas que trazia em Belisário por questões ligadas à preservação do Meio Ambiente.
Sobre isso ele comenta: "Dizem que chove quando uma alma boa chega ao céu. Deve ser por  isto que hoje choveu muito o dia inteiro. Dona Maria Elza era uma pessoa que conquistava a gente pela simplicidade. O amor dela pelo Sr. José Carneiro e o amor dele por ela são uma das coisas mais bonitas que já vi. Vou sentir muita saudade das conversas que tínhamos à noite, à beira do fogão a lenha. Falávamos sobre a vida e a morte, dos mistérios. Incrível a força que ela tinha perante a natureza, se comunicava com os animais e plantas. Também demonstrava imenso amor pelo filho, José Antonio, nora e netos. Era feliz. E a gente, por qualquer motivo, quando se sentia um pouco infeliz, era só chegar lá, pra voltar de novo energizado. Na hora de vir embora era sempre difícil, "fica pro jantar", "você não vai dormir aqui hoje?...." uma pessoa que demonstrava uma força e alegria de viver. Já está fazendo falta. Agora cabem a todos os amigos cuidarem do Sr. José Carneiro e do Manoel, a preencherem o imenso vazio que fica.''    

Dentre muitos, Renato trouxe essa turma do Rotary Clube de Muriaé: o Presidente Regional e o Governador, Dr. Rafael Campos.

Foi na casa deles que Renato, em 2011, realizou o seu primeiro projeto de recuperação de nascente. Em 2015 ele aqui instalou um biodigestor. Não existia parceiros melhores para ações como essas, pelo sério comprometimento deles para com as coisas da natureza. 
Também gringos eram por ela abraçados. Esses são holandeses.
Érika Kasai e Sofia também foram por ela recebidas.
Bem a vontade no ensaio do Concurso Miss Vovó, organizado no GAB por D. Nina Campos.
E brilhou na passarela. Isso foi em 2015.
Tinha muito orgulho do filho José Antônio, diretor da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.
Aqui com D. Nina, em evento no GAB.
Por volta das 12 horas um fortíssimo temporal caiu na região. Mesmo assim conseguimos, acompanhados de Renato e Marilea, chegar no sítio onde moravam e onde o corpo foi velado. Lá o Padre Élcio realizou um ofício fúnebre e perto das 14 horas, acompanhado de um cortejo de carros o corpo foi removido  para a cidade de Rosário da Limeira, onde foi velado por quase duas horas.
E no final da tarde aconteceu o sepultamento.
Muitos temeram o deslocamento para o sítio, em função da chuva, e assim vieram diretamente para o cemitério.
Muito bem observado por Renato a necessidade de darmos atenção aos familiares que ficaram principalmente Sr. José e seu irmão Manoel. Com ela não há mais motivo de preocupação. Certamente que está muito bem.

Comentários


  1. QUE PESAR TENHO NO CORAÇÃO ! FICAR SEM Da. MARIA ELZA É FICAR ÓRFÃO OUTRA VEZ. ERA BONDOSA, ESPONTÂNEA E ALEGRE, FAZIA A GENTE FELIZ AO LADO DELA. MUITO CERTOS A RECOMENDAÇÃO DE RENATO E O QUE DISSE MIRIAN. AO SR. JOSÉ CARNEIRO, MANOEL E JOSÉ ANTÔNIO O MEU ABRAÇO MUITO SENTIDO. MESMO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês