VEJA COMO FOI A MISSA SERTANEJA

Foi na manhã de domingo e aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. 
Completadas as cadeiras os fieis ocuparam parte da arquibancada.
Criança correndo dentro do templo tira a concentração, mas aqui tem espaço até para isso.
Elas podem deitar e rolar.

A encontro também teve o objetivo de se fazer o leilão desses garrotes. Isso deveria ter sido feito em outubro, mas as chuvas atrasaram. Todos foram doados.
Os banners dão o toque da ênfase dessa Missa Sertaneja. A água será o foco.
Mateus faz o acolhimento...
... e chama os celebrantes.
O Padre Eduardo, de Miradouro, foi convidado para participar e orientar essa celebração.
Uma missa sertaneja tem músicos especialistas em sertanejo de raiz.
O Padre Eduardo adverte que esses dias que antecedem o  Natal devem ser vistos como oportunidade para se proceder uma renovação de vidas, de atitudes. É momento de conversão de vidas, de se repensar nas atitudes que vêm sendo adotadas em relação à vida e à nossa relação com a natureza.
Nesse sentido, ele convida Simone para trazer ao altar a segunda vela do Advento. O calendário cristão reserva os 4 domingos que antecedem ao Natal para a celebração do Advento. Igrejas protestantes também adotam esse procedimento das velas.
O Padre Eduardo declama uma música  Chamada A Caneta e a Enxada, de Lourenço e Lourival.

Certa vez uma caneta foi passear lá no sertão
Encontrou-se com uma enxada, fazendo a plantação
A enxada muito humilde, foi lhe fazer saudação
Mas a caneta soberba não quis pegar sua mão
E ainda por desaforo lhe passou uma repreensão".


Zé Calais é um combativo defensor do Meio Ambiente em nossa região, observando isso como produtor rural que é, produzindo café, palmito, mandioca...

Maria Luisa, uma de nossas bailarinas, faz uma apresentação de dança.

Com muita desenvoltura ela, de improviso,  também trouxe uma palavra muito boa de advertência quanto aos riscos de contaminação dos lençóis freáticos quando se faz a produção rural de forma errada, com o uso de agrotóxicas e outros procedimentos que permitem a lavagem do solo fértil pelas enxurradas. Ela impressionou a todos, pela sua desenvoltura.
Em sua reflexão o Padre Eduardo utilizou o texto de Isaías, se referindo a João Batista, que "voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas veredas", destacando a importância de vozes serem levantadas em favor da boa causa.
Marli Martins é responsável pela desenvoltura da filha Luísa, na dança, e na palavra. Ela se sacrificou várias semanas para levar a filha para aulas de balé em Muriaé. Acreditou e continua acreditando na educação da filha. Já há  um ano Maria Luisa faz balé aqui mesmo em Belisário no Projeto do GAB.
Momentos de Eucaristia: Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Coríntios 11:26
O Frei Gilberto lembra que o principal objetivo dessa celebração é o de comemorar a lei que tornou Belisário Patrimônio Hídrico de Muriaé e anuncia que Guilherme Valvasori, um paulista que se transferiu para Belisário já há 3 anos, teve grande participação nessa conquista.

Guilherme fala do lançamento de sua cartilha "Belisário, em busca de harmonia entre o homem e a Serra do Brigadeiro", que faz parte das exigências da UENF para que ele obtenha o título de mestre em Ecologia e Recursos Naturais.
Guilherme fez uma breve exposição de seu trabalho literário, reforçando a necessidade de proteção da camada superficial do solo, para evitar erosões, a necessidade do uso de curvas de nível, o  melhor aproveitamento de áreas plantadas com café, utilizando-a para outras culturas e também mostrou a sua preocupação com a qualidade da água em alguns pontos do Rio Fumaça, já se constatando a contaminação por metais pesados.
Guilherme aponta os grandes valores que ainda temos preservados em nossa região, como espécies, vegetais, já que as matas ainda atingem 40% de toda a área, bem superior à média do que sobrou da Mata Atlântica, pássaros, animais e destacou que o principal é a riqueza das pessoas que por aqui moram, um povo muito consciente do seu papel protecionista.
Ele também fala da importância da bauxita na retenção da água e assim há riscos na sua retirada por atividades mineradoras.
O vereador Jair Abreu esteve presente, sendo ele o autor do primeiro projeto que deu o título a Belisário. Para facilitar a sua aprovação na Câmara Municipal, Jair concordou com a sua retirada, para que o prefeito encaminhasse um outro projeto mais amplo, que foi aprovado por unanimidade.
Ele destaca que houve um bom trabalho por parte de uma comissão, na elaboração desse projeto, sendo ela composta por Guilherme, Cássia, na foto abaixo, e outros.
José Antônio, diretor da Escola, também muito voltado para a preservação da natureza, lembra que essa luta não é de hoje. Que um exemplo disso é o painel que ornamenta o fundo do altar, que foi pintado já há 18 anos.
Ele destaca também a necessidade urgente de se proceder a pavimentação de nossa estrada para Itamuri, para dar segurança à nossa comunidade, que vive sempre na expectativa de ter ou não acesso para os seus deslocamentos, receber visitantes e fazer escoar a produção agrícola.
As meninas do Projeto Dança na Serra apresentam Planeta  Água, de Guilherme Arantes.
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão.

O Padre Eduardo mostra a sua habilidade em tocar o berrante. Mas ele ainda é um melhor expositor da Palavra do que tocador de berrante.
Aparecida é gente querida nossa. Sempre pronta a ajudar.

Ainda teve um almoço bem baratinho antes do leilão.
Os cavaleiros  dirigindo-se para a Cavalgada de Varginha.
E à tarde recebemos a honrosa visita de Tio Mário, filho do Coronel Francisco Gomes Campos, que dá nome à praça principal de Belisário, junto com o neto Marquinho Braga, filho de Belisário, e de sua esposa Sônia.
E assim foi o nosso dia. 

Comentários

Posts mais visitados do último mês