SE TEM GENTE GOSTANDO, ENTÃO...

Alguns elogiaram a nossa  matéria da minha visita aos Marinhos, então vou mostrar mais um passeiozinho no Rio de Janeiro. 
Bem fácil e rapidinho para nós. Fomos ontem à noite na Praia Vermelha. Minha irmã Celi mora lá, na Urca. Menos de dez minutos de caminhada e chegamos. 
Não tiro boas fotos com smartphone à noite. No fundo a estação do bondinho do Pão de Açúcar.
A Praia Vermelha fica entre o morro do Pão de Açúcar e o morro da Babilônia. A área é militar e aqui fica a Escola de Guerra Naval, o famoso IME- Instituto Militar de Engenharia, sonho de consumo de quem quer fazer Engenharia, mas o vestibular é muito pesado. No lado direito da praia fica o  Clube Militar da Praia Vermelha. E outros órgãos. Também são muitos os apartamentos residenciais de oficiais militares.
Muito legal também aqui é a outra ponta do calçadão, a Pista Cláudio Coutinho. Para os mais novos, ele foi um capitão do Exército, preparador físico, depois técnico da Seleção Brasileira, na década de 70. Apesar de ser um exímio nadador e praticar pesca submarina, morreu afogado nessa área. 
Essa pista é uma opção para os que curtem um passeio ecológico. Serve como uma pista de caminhadas e corridas, e tem um belo mirante ao longo de todo o percurso, com o mar de um lado e mata de outro, podendo se chegar até no Morro da Urca. Há muitos anos a gente subia por ela, trazendo bananas para os macacos. Hoje isso não é mais recomendável.
Lá no alto a primeira estação, no Morro da Urca. No segundo lance do bondinho vem o Pão de Açúcar. É noite de lua cheia.
As pessoas vêm na praia como se fosse dia. Mesmo porque tá bem quente no Rio. Na verdade o verão começa exatamente nesse dia, 21 de dezembro.Vieram recebê-lo na praia.
Durante o dia isso aqui fica completamente cheio, muita gente vindo de fora. A impressão é a de que essa turma é mais de moradores locais.
Vêm em grupos, cada um com um interesse.
Aproximei de alguns. Este levava um papo cabeça, falavam de forças energéticas e suas influências sobre o comportamento humano...

Aqui é futevôlei e nada mais. 
Celi e Mírian nada jogam, além de conversa fora.
Lá no fundo luzes da cidade de Niterói
.
Um grupo superespecial. O cabeludo à esquerda é meu sobrinho-neto Pedro.
Topamos com ele, acompanhando seu grupo jovem da Igreja Católica N. Senhora do Brasil, aqui da Urca.
Ele tanto participa da liderança desse grupo como toca em outro grupo jovem protestante, da Igreja Presbiteriana de Copacabana. Isso pira a cabeça de muita gente que acha que o seu grupo religioso é luz e o outro são trevas. Com certeza isso Jesus nunca quis. "...para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste". João 17:21
Não me comento, mas me amo.
Letícia, irma gêmea de Pedro, acaba de chegar.
Aqui é um point no tranquilo Bairro da Urca. 
Muita gente vem para cá e aqui fica bebendo sobre o mureta da Baía da Guanabara, região do Iate Clube do Rio de Janeiro. Ironicamente, bem no estilo carioca, os usuários chamam esse local de "pobreta". Isso é mais uma provocação aos moradores locais, que não nutrem muita simpatia por esse ajuntamento. Alegam que eles colocam som alto e deixam muita sujeira. isso realmente é inconveniente. São os conflitos sociais próprios do uso do espaço urbano.
Amanhã mostro mais. Quando você falar que tá chato eu paro.

Comentários

  1. Urca sempre linda, meus netos Pedro e Letícia a tornam mais bela.

    ResponderExcluir
  2. Urca e Praia Vermelha, moram no meu coração. Mas tomar uma cerveja geladinha nessa mureta, não tem preço. A vista daí, é maravilhosa e a cerveja desce redondinha.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o meu bairro, meu querido bairro, onde moro há 47 anos. Me sinto tão daqui e ao mesmo tempo tão de Minas, minha terra, que eu digo que minha alma é mineira e meu coração carioca.
    CORREÇÃO: A pobreta na verdade tem esse nome porque ali a cerveja é bem mais barata do que a do famoso Bar Urca, localizado na parte final da mureta. Não tem nada a ver com os frequentadores.

    ResponderExcluir
  4. Chato não está. As fotos lindas, o pessoal também. Feliz natal a todos.
    Continue...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês