ENTÃO É NATAL!

Na noite do dia 24 fomos, primeiramente, para a igreja. Voltamos na Igreja Presbiteriana de Botafogo, onde assistimos uma belíssima cantata, na véspera. Mostrei aqui.
Ainda 4 Velas do Advento acesas. Falta acender uma.
Os pastores e presbíteros dão início ao culto, acendendo 7 velas no altar. Gosto de simbologia, principalmente na Bíblia, onde o número sete significa perfeição. Na liturgia católica, pelo que pesquisei, as 7 velas são acesas quando há a presença do bispo na missa.
O Rev. Cid convida essa mãe e seu filho para acenderem a quinta Vela do Advento. As quatro outras foram acesas nos quatro domingos que antecederam o Natal.
No sermão o pastor deu destaque à figura de José, que aceitou o desgastante desafio de assumir a gestação de um filho  que não era seu.
No final, depois de belos solos apresentados Helen Heinzle, solista do Teatro Municipal e membro dessa igreja, começa a cerimônia das luzes.
Na entrada, todos recebem uma vela.


Agora os presbíteros irão acender as que estão com cada um da congregação.
Todos com as velas acesas, cantando NOITE DE PAZ.
Encerrado o culto fomos para a confraternização da Família Paradela, na Nau-Núcleo de Artes da Urca. Amigos do Rio doaram para Belisário esses 3 sacos com descartáveis.
Celi doou esse colchão de criança para o GAB. Doações sempre são muito bem vindas. A minha família está sempre atenta a isso.
Mírian, como sempre, no batente. Tânia é nossa amiga russa. Já esteve em Belisário e é parte integrante da família. Duda também participa ativamente dos preparativos.
Sobrinhos e agregados, nesse jogo tradicional...
... mas agora modernizado. Ele tem de fazer imitações. Com as respostas indiretas e pistas por parte do outros participantes ele tem de acertar a palavra que está na tela. 
Célia conferindo a liturgia do culto.
Os quatro são sobrinhos. Léo e Angélica, separados por Flávia e Víctor, vieram de Boa Vista-Roraima, onde ele é Assessor Jurídico da prefeita da capital. Angélica chefia um órgão de sustentabilidade.
Com certeza o assunto é política, somente permitido bem discretamente entre afins, como é o caso.
Os menores na família. Miguel e a sua mãe Adriana, de JF e Clarinha, minha sobrinha-neta, daqui do Rio.
Essa gatinha se juntou à família, casando-se com o sobrinho Tiago (Cibele). É Mariana, com os seus pais.
Mirian deu um toque na ornamentação, como sempre.
O culto vai começar.
Falando com Marina (Cibele) pelo vídeo, no whatsApp. Ela está fazendo mestrado em Lisboa. Teve também cântico de parabéns, pelo mesmo método, para Clésio e Rafael, que aniversariam no Natal e estão em BH.
Vamos cear. Estou varado de fome. Na hora do almoço caiu uma tempestade aqui no Catete e assim não saímos para almoçar.
Evito melancia. Tem muito açúcar.
Um destaque para Patricia. Ela é guerreira de fato. Trabalha na NAU e aceitou fazer um "bico" para nos ajudar na arrumação. Ela acorda às 3 horas todos os dias, pega 3 transportes públicos para estar no trabalho às 8 horas. Chega em casa às 21 horas, prepara o almoço para os 4 filhos e organiza a casa. Com isso dorme cerca de 4 horas por noite. Brasileiro Profissão Esperança. Recebeu aplausos de todos, e uma boa gratificação, é claro.

Acho que esse de roupa escura é o que está melhor nesse grupo de idosos. Faltam 2 irmãos: Celso e Clésio.

Essa amizade começou há mais de 15 anos, quando Omar e Érika foram para Moscou, para ele fazer mestrado em flauta. Mais tarde, Arthur, Tânia e Sasha vieram morar no Brasil. Aqui nasceu Mariana.
Tiago, Mariana, que não é a russa e seus pais Dirceu e Mara.
Célia, Raquel, Marcelo e os filhos Pedro, Letícia e Clara.
Víctor Cláudio, o primeiro sobrinho, mora em JF.
Geysa é agregada, irmã da cunhada Emyluce (Clóvis). Cauã e Duda são filhos de Patricia. Apesar de ter menos de 10 anos, Duda é prestativa como a mãe.
Tiago e Flávia ...
Víctor é marido de Flávia. Foi quem me socorreu, pegando meu carro no Galeão, para que nós embarcássemos para Salvador, quando viemos de Belisário há dias atrás.
Agora Rebeca e Mariana entram em cena, com  a tia Emyluce.
Devo estar fazendo uma conferência.
E a foto oficial do Natal dos Paradelas e Amigos-2018.
Longe dos filhos e netos, mas perto de irmãos e sobrinhos. Não se consegue mais juntar todos. Clebinho e Pri em BH, André e família em Salvador e Bianca e família em Fortaleza, a passeio.

Comentários

  1. Que festança, hein? Nós por aqui tivemos ótimos momentos também, entre um punhado de parentes. Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês