AGORA VAMOS VISITAR OS VARGAS

Isso no atual Palácio do Catete, que foi construído entre 1858 e 1867 pelo fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo, no período do Brasil império.  
Em abril de 1896 o Palácio foi adquirido pelo Governo Federal para sediar a Presidência da República, anteriormente instalada no Palácio do Itamaraty, também no Rio. Ele foi a sede do poder executivo de 1897 a 1960, quando Brasília foi inaugurada.
A partir da década de 1970, o palácio passou a abrigar o Museu da República
Aqui a família Vargas residiu e aqui Getúlio suicidou, em 1954, com um tiro no coração, em seu aposento no terceiro andar do palácio.

Vários outros eventos históricos aconteceram nas salas do palácio, tais como a morte do presidente Afonso Pena, em 1909; a assinatura da declaração de guerra contra a Alemanha em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial; a visita e hospedagem do cardeal Eugenio Pacelli, futuro papa Pio XII, em 1934; a declaração de guerra contra o Eixo, entre outros.
Muito bonito e rico em obras de arte.
O primeiro proprietário, Antônio Clemente, e esposa.
Uma maquete do prédio.
São muitos os salões. 
Dentre as muitas pinturas a óleo essa mais me chamou a atenção. A Pátria, de Pedro Bruno. Mostra mulheres de diversas idades confeccionando a primeira bandeia nacional, adotada oficialmente em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil.


O jardim já mostrei na outra matéria.
Aqui a sala presidencial, onde o presidente se reunia com os seus ministros.
A Constituição é algo sagrado numa república.
Os diversos governos após o restabelecimento da democracia são aqui retratados. Tancredo ganhou mas não governou. Collor e Dilma sofreram impeachment. Claro que todos eles funcionaram em Brasília, e não aqui.
Quanto a Revolução Militar ou Golpe Militar, você escolhe o nome mais propício e a melhor versão, entre as duas opções abaixo.
Máscara mortuária de Getúlio.
Também foi uma figura polêmica. Foi extremamente querido pelo povo, mas não contou com a simpatia da esquerda. O seu grande opositor foi o jornalista Carlos Lacerda.
Getúlio assumiu pela primeira vez a presidência, após depor o presidente, Washington Luís, e impedir a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes. Getúlio governou o Brasil, num primeiro período, por 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, sendo de 1937 a 1945, como ditador.
No segundo período, foi eleito por voto direto, e governou por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou. Getúlio era chamado por seus simpatizantes de "pai dos pobres".
Isso mostra o seu caráter polêmico. Meu pai gostava muito de Getúlio.
Vamos para o segundo andar.
Salões chiquérrimos.
Veja que são diferentes. Cada um com uma finalidade.
Agora no gabinete presidencial, com a estátua de Getúlio.
No quarto onde deu um tiro no peito. Tancredo Neves estava no palácio e foi o primeiro a entrar no quarto após ouvirem o tiro.
Seu banheiro...
E uma foto do pijama, sujo de sangue. O original faz parte do acervo do museu.
O museu é muito bem montado e vale a pena ser visitado. 
República, do latim res publica, significa "coisa pública". Infelizmente a grande maioria dos políticos e ocupantes de cargos públicos têm muita dificuldade em separar a coisa pública da coisa privada. Mas precisamos acreditar na República e também adotarmos, como cidadãos, atitudes republicanas, além de apoiarmos as ações que punem aqueles que agem de forma contrária aos interesses republicanos.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês