VAMOS MUDAR DE PAÍS

Viajar á assim: você escolhe poucos destinos e se aprofunda neles ou escolha mais opções e dedicando menos tempo a cada um lugar. Essa nossa excursão pelo "velho continente" foi dessa segunda forma, dentro de uma programação feita pela nora Mariana.
Então vamos deixar a bela Viena. Check out no Ibis e esperando André pegar o carro que alugamos em Munique, estacionado que ficou por 3 dias aqui perto. Esse é um grande problema pra quem vem de carro na Europa. Vinte e quatro horas num estacionamento custa cerca de 100 reais. Poucos hotéis oferecem esse serviço.
Vou levar comigo muitas curiosidades. As maravilhosas estradas são cercadas em boa parte de seus trechos, por muros altos e de aparência bonita. Com certeza não é para impedir a travessia de pedestres. São trechos ermos e são exageradamente altos. Seria para impedir a ação de fortes ventos sobre os veículos?
Também não descobri aquele mistério que trago comigo desde o avião. O que se planta na Europa? Essa plantação que vimos sempre, eu acabei descobrindo o que é.
Muita energia eólica também nessa região.
E no meio do nada a gente vê grandes castelos de vez em sempre.
Uma ponte rodo-ferroviária...
Pra atravessar o que penso ser o Rio Danúbio. 
Há um roteiro chamado "Europa Romântica", que passa por aqui. Qualquer agência de turismo lhe informa o roteiro  e lhe dá o preço disso.
Muitos túneis nessa região, com mais de 4 km cada. Mais uma demonstração de desrespeito no Brasil. Já li no site do Silvan Alves mais acidente perto de Miradouro. Essas mortes nas nossas estradas não afetam autoridades. Preferem culpar os motoristas. Mas o problema não é velocidade. Aqui se anda a 140 em muitas estradas, obedecendo placas, e não acontecem tantos acidentes. É qualidade de estradas.
Isso também chamou a atenção de André. Um túnel aparentemente sem necessidade. Não há estrada sobre ele. Deduzimos que é uma obra feita exclusivamente para ligar uma propriedade que foi cortada pela estrada.
Muita plantação aparentando pastagens mas pouco gado é visto.
Paramos o carro e André foi pegar essa planta.
Saindo da Áustria, entrando na República Tcheca.
Aqui também tem a sua moeda própria. É a Coroa Tcheca. São 25 Coroas para se comprar 1 Euro, ou 5 Reais. Também André comprou o pedágio, que dura 10 dias. Fica 1 Euro por dia, o que significa 5 Reais por dia. Também a gente percebe quanto distorcido é o nosso Brasil. Numa viagem Muriaé-São Paulo gasta-se mais de 80 Reais. Nem sei se é só isso mesmo, já que passo pelo Sul de Minas, onde pago "apenas" 10 reais.
André perguntou a atendente da fronteira e ela nos informou que essa planta que tanto vimos, planta ao longo das estradas é usada na produção de óleo de cozinha. Deve ser um tipo de canola.
Na placa o nosso destino: C. KrumlovMais um resumo do Google:
Cesky Krumlov conserva seus ares de cidade medieval. Essa foi uma das razões que levaram a cidade a ser  declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1992. Caminhar pelas ruelas de seu minúsculo centro histórico dá as vezes uma impressão de volta ao passado.
A principal atração turística da cidade é o Castelo de Český Krumlov. Originalmente construído no século XIII em estilo gótico, foi reformado no século XVI incorporando traços renascentistas.
Os horários nessa cidade são estranhos. Às 17 horas tudo fecha,a té a torre do castelo. E olha que a efervescência de turistas é enorme.
Carros não entram na cidade. O nosso vai ficar nesse estacionamento.

Os olhos ficam cansados de ver tanta beleza.
Um mapa da cidade facilita. Dá para ver tudo somente caminhando.
É impressionante a presença de orientais em todos os lugares que temos passado.
Se estamos no roteiro Europa Romântica, aqui é um ótimo local para se casar.
O nosso hotel fica nessa praça principal.
Vamos subir no Castelo.
Muito românticos esses bares na beira do rio.
São famosos os cristais tchecos. A entrega por navio é grátis, como se lê na vitrine. Eu não teria coragem de encomendar, sabendo que seriam entregues pelos nossos Correios, se é que seriam entregues.
A placa anuncia, também em inglês, que o chapéu é feito a partir de pelos de coelhos e castor.
"Eu sou o senhor certo. Minha esposa é a senhora sempre certa".
Uma visita muito interessante...
Essa cervejaria foi fundada em 1560
Veja a placa.
E produzem também cosméticos feitos com a cevada. Shampoos, hidratantes...
Vamos levar para o Pub da Beerlisario, em Muriaé.
Mais vistas, começando a escurecer.
Coisa típica da região. Esses cones são assados. Parece um pouco com a massa de bolinho de chuva. São completados com bolas de sorvete.
Na praça do hotel, agora vazia. Como falei tudo aqui fecha muito cedo. 
Algumas fotos de André.

Ainda saímos pra jantar.
Foi somente uma para para contemplação esse belo lugar. Partimos cedo amanhã.

Comentários

  1. Tudo muito lindo! Estou adorando esse álbum de viagem de vocês! Quero comentar duas coisas: primeiro que a energia eólica não é tão legal quanto Parece, pois acaba com os pássaros num raio de vários quilômetros ao redor, devido ao barulho.
    Outra coisa: não existe uma planta chamada canolan, o óleo de canola é totalmente artificial

    ResponderExcluir
  2. Confirmo o que eu disse anteriormente: vocês sabem das coisas, isto é, sabem desfrutar desse fabuloso patrimônio histórico/cultural do velho continente.
    Vou arriscar um palpite sobre aqueles muros ao longo das estradas. Eles são construídos para a proteção da fauna silvestre. Andando pelas rodovias, os animais poderiam ser atropelados. Já o ambientalismo brasileiro apenas exige que vc peça autorização do governo para cortar uma árvore de eucalipto que vc mesmo plantou.

    ResponderExcluir
  3. A viagem de vocês está maravilhosa.
    As cercas, segundo me disseram meus amigos residentes, é para proteger as comunidades que moram nas regiões.

    Protege do barulho e de eventuais acidentes.

    Mas zonas essencialmente urbabas (vilas residenciais) a velocidade nunca é superior a 30km.
    Isso porque, segundo a filosofia local , as pessoas chegaram antes do carros e não podem por esses serem perturbadas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês