UMA PROVEITOSA AULA DE HISTÓRIA EM PRAGA

Chegamos no sábado, mas o conhecimento da cidade começou  mesmo nesse domingo. Tênis, agasalho leve e pé na rua.
Pesquisa de preço para um tour pela cidade.  Um triciclo, bike elétrica...
Chegamos na praça principal, onde tudo acontece.
Antiga prefeitura.
Mari havia se informado sobre um tour saindo daqui, em espanhol. Mas a opção que nos foi oferecida foi melhor. Havia um guia em português também. Lógico que optamos por ela.
Muitas apresentações de ilusionismo.
A primeira parada pelo guia foi dentro desse shopping, para encurtar o caminho que liga a cidade velha à nova. Davi, o nosso guia, é cubano e morou por 10 anos no Brasil. Um cara muito show. Mais do que um guia, ele é um contador de histórias.
Essa caminhada mostra os principais momentos políticos desde a antiga Tchecoslováquia, no séculos XX, desde a Primeira Guerra Mundial, a dominação comunista pela Rússia e a dominação nazista pela Alemanha.
Com talento que já comentei, o guia nos mostra todos os pontos que participaram dessa história. Este hotel, o melhor da época, hospedava os altos postos dos nazistas, inclusive Adolf Hitler. Até hoje judeus se recusam a se hospedarem aqui.
Aqui um exemplo de arquitetura erguida no período comunista, com a representação de operários na fachada. 
Ainda hoje existe aqui o Partido Comunista, com 8% do eleitorado. A sede do partido é aqui.
Nos foi mostrado a rua onde estudantes se mobilizaram para enfrentar o nazismo, o que foi violentamente repelido pelas forças alemãs, com a morte de um estudante, que se tornou o primeiro mártir da resistência. 
Também ouvimos  em mínimos detalhes a preparação de 8 paraquedistas que vieram da Inglaterra para assassinarem o  braço direito de Hitler, que para aqui fora mandado pelo Führer, e aqui agia com absoluta  crueldade. A operação foi um sucesso e isso vai ter graves consequências.
Essa é a Praça São Venceslau, historicamente local onde manifestações populares acontecem. Aqui foi declarada a criação da República Socialista da Tchecoslováquia e também foi proclamada a República Democrática Tcheca
Colei em Davi o tempo todo. Amo história e aprendi muita coisa com ele.
Nessa praça dois   estudantes colocaram fogo no próprio corpo, em protesto contra a dominação comunista. Tanques de guerra russos aqui massacraram muitas  pessoas.
Homenagens a eles, que se destacaram em um movimento popular que se juntou a outros no mundo, vindo depois a "quebrar a coluna vertebral" do comunismo, com o desmoronamento da União Soviética. Esse movimento, ocorrido em 1968  aqui na Tchecoslováquia, foi batizado como a Primavera de Praga
Foi liderado pelo chefe de estado Alexander Dubček, que buscou implantar reformas liberalizantes, contrárias ao socialismo centralizador e conservador soviético. O movimento foi fortemente reprimido pelo Pacto de Varsóvia (bloco militar dos países socialistas do leste europeu, liderado pela União Soviética).
Em 20 de agosto de 1968 teve início à ocupação militar da Tchecoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia. Embora tenha havido uma reação de manifestantes, o poderio militar dos repressores combateu rapidamente qualquer possibilidade de reação popular. Embora derrotada, a Primavera de Praga mostrou que o regime socialista, imposto pela União Soviética no leste europeu, não era aceito por todos e apresentava sinais de desgaste.
Essa faleceu agora em 2018 e pela idade, ela participou desse movimento, então  com 16 anos.
Daquela sacada, segundo o guia, um emocionante momento na vida da Tchecoslováquia, em 1989, quando uma incalculável multidão de cerca de 6 milhões de pessoas aqui se concentraram para "ouvir" a voz de uma cantora popular, que teve a sua garganta destruída pelos comunistas por ter  composto o Hino à Primavera de Praga.
Nessa noite, um novo presidente que rompia de vez com a Rússia assumiu o poder e também estava nessa  sacada. Ele está nessa foto pregada no monumento na foto abaixo.
São muitas mãos pregadas em fachadas pelo centro antigo da cidade. Significa que nesse lugar foi morto alguém da resistência contra o nazismo.  
Essa é uma obra de um artista polêmico. Ele cria e deixa as interpretações por conta dos admiradores. Aqui o cavalo está morto e em posição invertida em relação ao cavaleiro. 
Para esse prédio foram trazidos todos os opositores do nazismo que iam sendo presos.
Comentei sobre aqueles 8 paraquedistas que vieram matar o braço direito de Hitler. Eles foram por muito tempo cassados de forma implacável. Quando foi oferecida uma grande recompensa para quem desse informações sobre eles, um que desistiu de participar da operação na última hora, decidiu trair seus companheiros.
Os nazistas descobriram que eles estavam escondidos nessa Igreja Ortodoxa. 
Estavam escondidos nesse subterrâneo onde haviam urnas mortuárias. Veja as marcas de tiros na parede.
Vamos entrar no local. Hoje aqui é também é um museu.
A Igreja continua aqui.
Os nazistas cercaram todo o quarteirão e a operação para tirá-los daqui durou 17 horas. Dezessete nazista morreram. Os 7 heróis se suicidaram para não se entregarem. Eles até tentaram cavar um túnel para fugirem.
Todas as famílias dos que deram apoio aos 7 heróis também se suicidaram. O traidor veio a ser enforcado, depois de ser julgado, quando do fim do nazismo.
Vamos andando. Mais fotos de André.
Só contei um pedacinho de tudo o que ouvi e vi. O que pude tirar de lição maior reforça o que tenho aprendido na vida. Em termos políticos, os extremos são muito danosos. Esse país assistiu e sentiu isso, hora pelos nazistas, hora pelos comunistas. Hoje o povo tcheco repudia veementemente a ambos.

Comentários

  1. Bonito, mas triste a história.
    É bom para reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Esse prédio do partido comunista me pareceu muito familiar. rsrsr
    Excelente matéria.
    Boa viagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês