SEGUNDA, AINDA EM PRAGA

Novamente recebemos o amigo Matheus, que já lhe apresentei na matéria anterior. Tomamos com ele o vinho tcheco que nos trouxe de presente. Segundo ele, aqui é grande a produção de vinhos, mas somente para consumo dentro do país.
Sem grandes programações. Fomos somente dar uma volta na praça aqui bem pertinho. Jantamos num restaurante vegetariano, o que não é o meu forte, mas devo confessar que foi muito bom.
Aqui tem um relógio que é simplesmente incrível. A cada hora cheia ele faz umas performances, como aquele que já mostrei em Viena. Todo mundo corre para assistir e filmar. Não deu tempo para nós, mas depois volto a falar sobre ele.
Fica no prédio da antiga prefeitura.
Acho que já mostrei tudo isso, mas vai novamente.
Vamos entender aquele templo escondido atrás de prédios.
Despedindo de Matheus.
Agora estamos na manhã de segunda, na mesma praça, onde tudo acontece. Estão montando essa estrutura. Ainda não sabemos do que se trata.

Outro tour em português. Esse casal simpático é a Dra. Isabela, médica pediatra, que mora em BH e seu namorado Cauê, que é  auditor fiscal em Lauro de Freitas, vizinha de Salvador.
Os três da esquerda fizeram o tour do Sec. XX ontem conosco e com esse mesmo guia, o Davi. São de S. Paulo. As duas são de Brasília.
São inúmeros grupos fazendo tours. Parece a Torre de Babel.
O primeiro assunto vai ser uma explicação por essa edificação avançada sobre as outras. Segundo Davi, fruto de propinas para a fiscalização da época. A corrupção não é coisa exclusiva nossa e vem de séculos. 
E esse templo escondido atrás de prédios, é a Igreja de Nossa Senhora Diante de Týnm, que data do século XIV.
Davi vai nos explicar. Segundo ele isso reflete uma relação ruim da comunidade com a religião, já desde muito tempo. Com isso, cerca de 83 % da população hoje é composta da ateus.
Um exemplo são as Cruzadas, movimentos que aconteceram entre os séculos XI e XIII, de inspiração cristã, que partiram da Europa em direção à Jerusalém para conquistá-la, juntamente com regiões da Palestina. Cristãos mataram muitos judeus aqui nessa cidade.
Sobre a construção do templo, um Bispo decidiu vir morar em Praga, e com isso seria neces
rio construir aqui uma catedral. Aproveitaram o terreno de uma pequena igreja, mas os nobres pagãos não liberam a frente e assim tinha de passar dentro de uma casa para entrar nela.
Nesse outro templo, no sec. XIV, aconteceu a coroação de Carlos IV, muito presente na história de Praga.
Segundo vi no Google, a República Tcheca é o país com o maior consumo de cerveja no mundo. Cada pessoa neste país bebe 148,6 litros por ano.
E também se consome pelos poros. Aqui mergulha-se em banheira de cerveja.
Essa igreja guarda uma crendice do tamanho de um elefante. Segundo ela, certa noite um ladrão resolveu roubar joias que havia dentro do templo se disfarçando de monge.  O larápio encheu uma sacola  e quando tentou roubar a estátua de uma santa essa reagiu segurando o seu braço.
Quando os monges chegaram, já no dia seguinte, tentaram soltar o ladrão  mas não conseguiram já que a santa não soltava o braço. Assim a solução foi decepar o seu braço  e resolveram mumificá-lo e pendurá-lo na entrada da igreja, para servir de exemplo para os próximos ladrões. 
O templo estava fechado e assim não consegui fotografar a mão, pendurada por uma corrente.
Esse carro muda de cor de acordo com a luminosidade. Vimos um em nossa frente quando chegamos .
Vamos andando...
Estamos na área de judeus  e aqui um famoso judeu  na literatura mundial. 
Como se lê, trata-se de Franz Kafkaque aqui nasceu, em 1883. Ele foi um escritor, considerado como um dos mais influentes do século XX.
As suas principais obras foram: A Metamorfose, O Processo e O Castelo, sendo que ele sempre externa nelas os conflitos entre pais e filhos, certamente pela difícil relação que sempre teve com o seu austero pai.
Kafka nasceu em uma família judaica e sofreu muito por isso. Formou-se em Direito, por imposição do pai, embora a sua paixão sempre foi escrever.
O seu livro O Processo é leitura obrigatória para estudantes de Direito.
Segundo o guia, quem pega em sua mão tem muita sorte.
Uma sinagoga estilo espanhola.
Na época do comunismo, lá no final dessa avenida havia uma grande estátua de Stalin. Foi destruída com a queda do comunismo.
Aqui a sede da comunidade judaica.
Cemitério judaico, já desativado há muitos anos. Era o único destinado aos judeus e assim houve superlotação, quando um corpo passou a ser enterrado sobre o outro, obrigando a uma elevação do cemitério.
Uma sinagoga que foi transformada em museu dos objetos judaicos usados em suas celebrações.
Rua Vermelha.
Aqui no século XIII cristãos mataram muitos judeus numa Semana Santa. Com isso, eles passaram a viver entre muralhas construídas para protegê-los. Assim, praticamente constituíram uma nação dentro de Praga, o que durou por muitos anos.
Mais sinagoga.
Defronte das casas, nomes de judeus assassinados por perseguições religiosas.
Essa não é um templo católico e sim uma Igreja Hussista.
A estátua homenageia aquele que inspirou sua criação, Juan Huss, que era contrário à cobrança de indulgências por parte da Igreja Romana, e assim foi  executado em 1415, tendo sido queimado vivo. Huss morreu cantando um cântico de Davi " Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim”. 
Ele foi precursor do movimento protestante e também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua tcheca por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. 
Ele teria dito antes  de morrer:"hoje vocês matam um pato, mas daqui a cem anos vocês não conseguirão matar um cisne". Coincidência ou não cem anos depois surgiu Martinho Lutero, com essa mesma bandeira, promovendo a bem sucedida Reforma Protestante.
João Huss está com os olhos mirados na direção da igreja de Týnm.
Aprendemos que, por engano de um avião americano, na Segunda Guerra 4 bombas foram lançadas  sobre Praga. Uma delas caiu aqui, onde falta um pedaço desse prédio.
Não tem como falar tudo sobre esse relógio. Inacreditável se construir um equipamento tão sofisticado já naquela época. Ele marca horas, indica posição dos signos, entardecer na Babilônia, etc...
Nas horas inteiras bonecos representando os pecados capitais dançam, uma caveira se alegra, um anjo aparece, da mesma forma os apóstolos...
Mas tem uma crendice: se ele parar coisa grave acontece. Há alguns registros de casos confirmando isso.
Já na manhã de segunda.
Hora dos bonecos dançarem. Perdemos o espetáculo.
Se você der bobeira, se perde de seu grupo. Essa de usarem boné ajuda.
Aqui nessa praça tudo acontece.
Mais cenas de noivos.
De novo aquele maluco com fogos e graças.
Estamos saindo. Começando o retorno. 

Comentários

  1. Bom dia Cléber, estou aqui em casa na varanda curtindo vendo estás maravilha que VCS postaram, so assim que fico conhecendo que Deus fez, obrigado...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês