OUTUBRO ROSA EM BELISARIO

Cleia nos avisou e fomos cedo na UBS, nessa quarta.
Estamos no último dia da campanha Outubro Rosa:
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados[2]. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.
Conversamos com o Dr. José Carlos, médico do sistema público de saúde, e vereador em Muriaé. Essa é a terceira vez que ele vem em Belisário, nesse mês, por conta da campanha.

Dele ouvimos que a campanha tem sido um sucesso também em Muriaé, nos últimos anos, com pleno envolvimento de médicos e servidores da saúde e a população muito motivada.
Ao
contrário dos que alguns pensam, o Dr. José Carlos lembra a estatística mundial aponta que o câncer de mama ainda mata 1 mulher em cada 4 que tenham câncer. Somente em 2018 foram 1 milhão e 200 mil novos casos de câncer de mama no mundo, sendo 60 mil ocorrências no Brasil.
Por outro lado ele nos deu uma notícia alentadora: cada vez mais tem se reduzido o número de casos de retirada dos seios, pela ocorrência do tumor. É que os exames preventivos, através das mamografias, têm, possibilitado intervenções cirúrgicas bem cedo.
Quer saber mais? Mulheres que amamentam têm menos possibilidade de adquirir o câncer de mama. Também as que têm gravidez mais cedo, entre os 25/30 anos e também as mulheres magras, já que a gordura corporal traz consigo o estrogênio, hormônio que estimula o câncer. Também é fator de risco os históricos familiares.

Olha o que espera as que foram na UBS!
E essa é a nossa equipe de saúde.
Por essas e outras ações é que a expectativa de vida vem subindo em nosso país. 
Essa agora, com a equipe completa.
E Cleia nos mandou mais essas fotos:

Comentários

Posts mais visitados do último mês