JÁ NA BAHIA, FALANDO SOBRE MUNIQUE

São os últimos momentos na Europa. A quarta-feira é para despedirmos. Saindo do hotel pra pegarmos o trem.
O amigo Dárcio (BH) perguntou se os dormentes são  de madeira, como no Brasil, onde era usado em todas as linhas da antiga RFFSA, exceto no Ramal de São Paulo,onde são de concreto, uma opção muito pesada na manutenção e desfavorável em casos de descarrilamento, quando tornam-se irrecuperáveis. Em trechos muito antigos de transporte de cargas eu vi também os de ferro. São mais próprios para transporte de passageiro.
Mas eu estou nessa foto admirando outra coisa: é a fixação. Eu vi nascer na Rede Ferroviária, a fixação elástica, substituindo os tirefonds, que perdiam a cabeça com o tempo. Deram lugar aos grampos elásticoS. Aqui são tirefonds, só que com arruelas elásticas maiores mantendo-se a elasticidade do movimento.
Os horários são cumpridos rigorosamente.
Novamente entramos no Centro Histórico de Munique na agitada Mariensplatz. A cidade data do século XII, Idade Média.
A mesma perplexidade diante desse relógio, presente em outras cidades, como já mostrei. Um carrilhão de bonecos que em determinados horários do dia ficam dançando. Um peso enorme, para funcionar que tamanha precisão e ainda rodando, entra uma figura em cena, sai e entra outra...
Templos belíssimos.
Mais tarde isso aqui ferve de gente.
A querida Ada conosco. Dispensamos a guia, que seria em espanhol, o que foi muito bom. A pouco educada moça falava muito rápido e nos destratou quando pedimos que reduzisse a velocidade da língua. 
Veja isso!
A Catedral de Munique não é tão bonita por fora, mas muito suntuosa por dentro.

Mais uma crendice. Colocar a mão no focinho do animal dá sorte.
Estranhei não ver salgados na Europa, como no Brasil. Tipo pastel coxinha, empada... Muitos sanduíches. Comida não é o forte deles.
Outros artistas de rua. São muitos.


Esse espaço é fantástico. Aquele mesmo modelo comum na Europa, que vem surgindo no Brasil, com diversos em quiosques e opções e mesas comuns. Os europeus valorizam muito o sol. Apareceu deve ser curtido pois há muitos dias nublados durante o ano.

A gente vê várias, como essa vermelha estacionada.
Ou pelo ronco tradicional das Ferraris.
Esse passeio será inesquecível.
Ondas artificias para a prática do surf, durante o ano inteiro.


Esse é somente um dos muitos atrativos do Jardim Inglês, que foi criado em 1792 e conta com 78 quilômetros de caminhos para passear, com jardins muito bem cuidados e edificações estilo chinês de 35 metros de altura, e  uma casa de  chá japonesa onde acontecem cerimônias.
O parque é atravessado por um grande canal artificial, conhecido como Eisbach (arroio congelado).
São 4,17 quilômetros quadrados de área. Isso mesmo. Imagina 1 km numa direção por 4 km na outra. Aqui todas as pessoas dão uma cochilada no sol.

Ada não cochilou.
André pegou essa foto.
Segundo Ada o rio não congela, em função da sua forte correnteza.
As fotos não conseguem mostrar a beleza do local. Parece uma pintura.
O cara tira a roupa e cai pelado no rio. Desse lado é permitido o nudismo. Tinha um outro peladão tomando sol. Ele desce nadando e sai lá embaixo, perto de todo mundo, numa boa.
Lá no fundo as edificações orientais.
Já fora do jardim. Essa é a a famosa Universidade de Munique.
A mais espetacular arte de rua que vi até hoje. Quando chegamos cedo esse artista estava espalhando  material pelo chão, começando a sua obra. Olha no que deu!
Ele fica absolutamente imóvel, caso contrário o barro quebra, e apenas desvia os olhos quando alguém joga uma moeda em seu chapéu.
Estamos nos despedindo de Ada.
Veja mais fotos tiradas na câmera de André.


Aqui ele subiu na torre da antiga prefeitura.
Então foi isso. Até tenho fotos da viagem de avião de Munique para Madri, pela manhã e de Madri para Salvador, onde chegamos na quinta, por volta das 20 horas, hora do Brasil. Esse segundo trecho são 8 horas e meia de voo.
Foi tudo muito lindo. Mari André souberam fazer uma excelente programação, com tudo muito bem encaixado.
Agora é descansar uns dias das férias, em Salvador.
Recebi muitos feedbacks legais das matérias.
Preciso também descansar de você, que me dá muito trabalho.
Estou muito preocupado com o clima dominante no Brasil em função das eleições. Coisas irracionais estão acontecendo e quero continuar fora disso. Lembre-se que o meu candidato é o mesmo seu e assim nós nem vamos tocar nesse assunto. 
Nos últimos momentos de Cristo, na sua Oração Sacerdotal Jesus assim se manifesta:  
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". João 14:27.

Comentários

  1. Linda viagem! Vocês jamais vão esquecer dessas belezas que viram
    Gostei do modo como você encerrou a mensagem: com um versículo sobre a paz
    Todos temos que pensar em paz, sentir paz, vibrar em paz e orar pela paz nesse momento

    ResponderExcluir
  2. Cléber !!! Viagem simplesmente fantástica !!! Acompanhei tudo por aqui e, em função dos seus comentários, inteligentes e divertidos. Me senti viajando junto com vocês !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês