ENFIM, EM CASA

Segunda não seria um bom dia para pegar a estrada, pelo retorno do feriadão. Partimos cedo na terça.
Vamos voltar pelo mesmo caminho da vinda, ao invés de ir somente pela rodovia, passando por Feira de Santana.
Olha o equilíbrio da baiana! E ela enfrenta esse perrengue com sorriso. Isso é a Bahia.
Vamos arriscar o Ferry Boat. Não comprei hora marcada.
Parece que tem muitos carros. São quase 8 horas e não vai dar pra ir no próximo.
Aproveitei para dar aquele giro pelo terminal, não mais como um dos gestores desse complexo sistema de transporte , mas como turista.
Dei sorte pois criaram um horário extra e assim embarcamos às 8 e meia.

Dessa Feira de São Joaquim não guardo nenhuma saudade. É um verdadeiro mangue, mesmo já tendo sofrido algumas revitalizações.
 A região da Igreja do Bonfim...
Ponta do Humaitá, onde se tem um belíssimo visual
As embarcações levam os nomes das figuras ilustres da Bahia como Gal Costa, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi...
Agora podemos ver ao longe o metro quadrado mais caro de Salvador, na região da Vitória.
Na vinda mostramos a travessia e cenas da Ilha de Itaparica. Não vou lhe cansar mostrando novamente. Já passamos por Santo Antônio de Jesus e estamos na BR 101, onde trafegamos poucos quilômetros. Logo vamos pegar o Vale do Jequiriçá. Aqui uma parada.
Essa é uma região de muitas casas de farinhas de mandioca. Nada se compara à farinha baiana.
A mocinha é boa nas vendas. Gosto da capacidade de verbalização do baiano.
Uma das coisas que mais me encantava quando cheguei no Ferry era o colorido dos frutos do mar e das frutas e legumes que os "nativos" levavam em balaios para a Feira de São Joaquim.
Ainda coube.
Tem os artesanato local, à base de madeira, pedra e argila.
Peguei a BR 116 perto de Jaguaquara após andar por mais de 3 horas. Deixei a BR e entrei na cidade de Jequié. Fui direto para a Central de Polícia Civil da cidade. Precisava fazer uma ocorrência.
Ocorre que estava com  muita vontade de ver Cláudia Virgínia. Ela marcou o nosso encontro aqui, onde sua mãe é delegada.
Cláudia é também jornalista e era responsável pela Comunicação Social da COMAB, a nossa empresa que operava o Sistema Ferry Boat. Temos contato pelo zap, através do grupo NAVEGAR É PRECISO, mas pessoalmente, não nos víamos há muitos anos.
Já passa das 14 horas, mesmo assim fomos almoçar no centro da cidade.
E ainda fomos em sua casa, para  ganhar uma carne de sol de presente. Jequié leva a fama de produzir a melhor carne de sol do Nordeste.
Mirian também ganhou sabonetes artesanais, produzidos por Cláudia, que também é Psicoterapeuta e muito envolvida em trabalhos sociais  voluntários.
Foram cerca de 2 horas  e meia nessa interrupção da viagem, mas valeu a pena. Tempo com amigos nunca é tempo perdido.
Passamos de Vitória da Conquista, para dormir mais à frente. Itaobim iria ficar muito tarde e assim optamos por Cândido Sales, ainda na Bahia. A gente sente que começa a perder os reflexos no volante, e essa é a hora de parar.
Na manhã de quarta pegamos a estrada depois das sete e estamos atravessando a fronteira Bahia-Minas.
Veja aí Alexson esse caminhão dos Desbravadores! Esse é um projeto muito interessante da Igreja Adventista, que está sendo iniciado aqui em Beli. O caminhão é de Governador Valadares.
Foi o dia inteiro na estrada. Dei folga pra patroa nas fotografias. Na região de Fervedouro  já estamos avistando a Serra do Brigadeiro
A diversidade desse país é muito grande. Muita seca a falta de alimento para os animais no Vale do Jequitinhonha e  sertão, e muito verde por aqui
Belisário a vista. São quase dezessete horas.
Começar a vida arrumando a casa, quintal e demais pendências. É vida que segue.