AGORA VAMOS CONHECER VIENA

Acordamos na quarta e saímos cedo. O nosso hotel fica ao lado de uma estação ferroviária e de uma linha de metrô. Isso facilita muito.
São várias opções de trens, para cidades e países vizinhos. Pena que não vamos fazer uma dessas.
Entramos nesse trem pensando ser metrô. Andre se deu conta disso logo.
Orientados pelo mapa do metrô, seguimos em frente.
Como assim? O nosso destino é o bairro "Carlsprats" em "Belzonti"? A gente admira as coisas que não são possíveis em nosso país. Você compra o ticket e passa direto, sem necessidade de catraca. O pagamento é questão de honestidade. Fizemos já 4 viagens e ninguém pediu comprovação de nosso pagamento.
Começamos a jornada.
Pena não poder identificar os prédios. 
Aqui o nosso destino. Mari reservou uma passeio com guia em espanhol.
Ele dá uma aula de história mas é muita informação de uma só vez e no espanhol. A gente sempre perde algumas coisas. Sobre a Áustria, fiz o seguinte resumo a partir do Google:"As origens da Áustria remetem-se ao tempo do Império Romano, por volta de 15 a.C. Em 788 dC. o rei Carlos Magno  conquistou a área e introduziu o cristianismo. Em 1867, o império austríaco à Hungria, formando assim o império austro-húngaro. Esse império desmoronou em 1918 com o fim da Primeira Guerra Mundial .
Em 1938 a Áustria foi anexada à Grande Alemanha, pelos nazistas. Esta união durou até o final da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945, quando a Áustria foi ocupada pelos Aliados.
Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco restabeleceu a Áustria como um país soberano  e pôs fim a ocupação. 
Viena é uma cidade onde exala cultura. São muitos museus, casas de espetáculos de valsa, orquestras, óperas, balé, exposições diversas...
Sempre que possível é bom sentar. É puxado a programação, que dura 3 horas.
Aquela abóboda está no Palácio da Rainha Sissi. Vamos lá depois. Ela é a maior da Europa.
Muito chique um passeio de carruagem.
Mais aulas pelo guia.
Belíssima a Catedral de Santo Estêvão. Estêvão I foi o primeiro Rei da Hungria de 1000 até sua morte, em 1038. Lembra que ele também deu nome a uma bela catedral em Budapeste? Pois é, ele foi muito querido tanto na Hungria como na Áustria, que estiveram unidas, como falei acima.
Depois voltaremos na catedral. Olhe agora esse relógio. Tente entender que ele marca agora XII horas e 30 minutos. Daqui a pouco você entende.
A única igreja a manter a sua característica inicial. Esta fechada.
Na igreja nos despedimos do guia. Voltamos no relógio. Veja que ele agora marca XII horas e 58 minutos. Veja também que tem a figura de uma pessoa deixando o cenário e uma outra entrando. O que está saindo é Meister Joseph Hyden.
Agora marca I hora exata. Uma outra figura entra em cena, saindo o Hydenque ficou por 1 hora.  
Essa figura que sai começa a aparecer no painel ao lado,  como uma sombra, e aí também ficará por 1 hora. É Kaiser Markus Aurellius que está entrando em cena.
Eu sei de todos esses nomes pela placa que está na parede. Cada hora inteira tem o nome da figura famosa que vai entrar em cena. Quem sai vai pro painel ao lado.

Quando chegamos, às 12:30,  estava visível e Maria Teresa já fora de cena. Ela entrou às XI horas.


Espero que você tenha entendido. Caso contrário, aguarde o meu retorno.
Voltamos na Catedral de Santo Estêvão.
Trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII. É uma das mais importantes catedrais góticas do mundo. Ela tem duas torres, uma com 68 metros e outra com 136 metros. A Segunda Guerra causou sérios danos a esse monumento. 
Olha esse órgão!
Saímos pra comer algo. Veja que 1 kg de banana nanica custa perto de 2 Euros. Mais de 8 Reais.
Volto a lhe provocar. Pessoas com dificuldades de locomoção saem de seus países para fazer turismo. E você com essa dorzinha nas juntas se julga um inválido.
Aquela abóbada que me referi lá em cima. Carruagens passam debaixo dela.
Aqui o Castelo  de Sissi, mas você não o verá agora.
Igualzinho Belisário em dia de cavalgada.
Depois também vamos voltar aqui, no Palácio da Ópera.
Falamos depois.

Comentários

  1. Cleber
    Você já deve ter observado que nos estacionamentos de supermercados e grandes lojas, ou mesmo estacionamento público, não existem vagas reservadas para idosos: apenas para pessoas com deficiência e gestantes.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, muito chique ai, eu aqui só curtindo, parabéns legal

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês