QUEBRANDO O SILÊNCIO

Na terça cedo fechamos o carro para pegarmos a estrada. O médico me recomendou pegar a estrada a cada 15 dias, como eu já lhe falei. Mas aí deu uma zebra. Deu um problema na porta traseira do carro. Eu não conseguiria abri-la. Seguir viagem e parar no caminho seria uma solução.
Mas temos profissionais especializados em Beli. Reuni todos eles para achar a solução. Pronto! Solta a lona pela lateral, enfia a mão, puxa o cabo de aço e retira as malas por cima. No meu destino final faço o reparo.
Vamos nós! Descendo a serra pela estrada de Miradouro.
E já passamos da cidade. D. Nina até que poderia ir conosco, mas ela cismou que é idosa, só porque vai fazer 90 anos. Eu hein!
Não vou entrar na minha terra natal.
Não dá pra mostrar muito. Temos muito chão pela frente. Estamos no leste de Minas.
Agora em Governador Valadares. Essa é a Pedra do Ibituruna. Morei aqui dos 2 aos 6 anos. Como nasci com 4,5 kg, e era um moleque muito grande, meu pai me chamava de "Ibituruna".
Já naquela época, década de 50, a bicicleta era o transporte popular aqui. Agora então, com esse incentivo ao pedal, vimos um zilhão de gente fazendo isso.
Esse cara sabe fazer divulgação. 30 km antes ele começa a falar de seus produtos. A gente fica doido pra chegar. Queríamos comprar queijos especiais e achamos excelentes. Mirian só registrando.
Foi a nossa segunda parada. Esse caminhão já esteve um tempão em nossa frente, com esse leão nos encarando. Já vai ficar pra trás de novo.
O Rio Doce está com uma boa aparência, depois do desastre da mineradora de Mariana. Naquele idade que lhe falei, vinha nadar aqui.
Caratinga, terra de Ziraldo, o Menino Maluquinho.


A partir de agora o visual vai mudar muito. o verde da nossa Zona da Mata Mineira vai dar lugar a um solo inóspito, pobreza...
Rio Jequitinhonha. O Vale do Jequitinhonha sempre foi marcado pela pobreza e pelo coronelismo político. Aliás, essas coisas andam atreladas.
Coisa horrorosa.
Como adiantei, o cenário é outro.
Tem gente de Belisário aqui nessa cidade. Família de Leninha, Milla...
Com licença: vamos entrara na Bahia.
É muita raça de caminhões. Tem hora que corto uns dez de uma só vez.
Isso não vimos esse anos em nossa região.
Seria um urso deitado de barriga pra cima, tomando sol?
Poucos resistem às dificuldades. Vão pros grandes centros, muitos vencem com o suor do rosto e os perrengues das cidades, muitos veem os filhos caírem nas drogas e no tráfego...
Já anoitece e nos aproximamos de Vitória da Conquista. Umas retas incríveis nessa região.
Chegar  e descansar, não é mesmo?  Negativo! Descansar é coisa de velho. Primeiro tentar achar um cabo de câmera, que esqueci de trazer, pra postar essa matéria. Você me dá muito trabalho.
Não achei no shopping, mas vou resolver. Fomos procurar o o espaço Vila do Bosque. Grandes emoções nos aguardam aqui.
Mais precisamente aqui, no Sexto Sentido (https://www.facebook.com/sexto.sentido.3).
Vá vendo que bom gosto.
Mas está faltando algo muito precioso. Não viemos somente pela comida.
Pronto! Elas chegaram! Nara, à esquerda, é gastrônoma, chef de cozinha e dona do espaço. Sua irmã Maíra já estava deitada mas, veio correndo quando soube que Mirian estava aqui. A mãe de ambas, professora Magali,  era uma das donas do Colégio Oficina, onde Mirian trabalhou como psicóloga em Salvador durante 15 anos. O colégio sempre foi uma referência em educação na capital e hoje também aqui em Conquista.

Muito carinho entre elas. Muitas boas lembranças
Mazo, marido de Maíra, também é gastrônomo, chef de cozinha.

E para comprovarem a fama do local, Nara assume as ordens para o garçom. Ela vai escolher o que comeremos. Um pouco de tudo, um menu degustação.
começando com brie com geleia de cebola caramelada, mais ao fundo da mesa. Mais visível, bolinho de risotocom geleia de pimenta.
Nhoque com molho de manteiga e sálvia.
Lasanha de não sei o quê com não sei o quê por cima. Só sei que é maravilhoso!
Barriga de porco pururucada sobre uma cama de risoto de limão siciliano.
Acompanhado ainda de picles de uva e geleias diversas. Escandalosamente bom!
Essa conta vai ficar uma nota, né mesmo? Nara não quis receber. Tudo 0800. Se não fosse as 11 horas que nos separam, passaria a vir jantar aqui todo fim de semana. Com esse preço...
O espaço é fantástico. Mais de 10 restaurantes numa vila, todos com chefes renomados na região, com excelente relacionamento entre eles. Um garçom pode atender o cliente na mesa de outro restaurante.
E se estamos na Bahia, nada melhor que um clip de Caetano e Gil.
Um espaço infantil com lareira. A cidade  é fria. Um planalto.
Agora sim, vamos dormir num motel. Mas nada vamos mostrar lá. Temos muito chão pela frente amanhã.

Comentários

  1. Vida Boa Vocês merece, aproveite este passeio, Boa Noite..

    ResponderExcluir
  2. essa viagem esta sendo otima!
    Fiquei ate com fome só de ver aquele jantar. Que o restante do caminho seja tao bom quanto o trecho que já fizeram. Deus continue colocando anjos ao lado de vocês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês