BELISÁRIO SEM MONOTONIA

Se há algo de que não se pode reclamar em Belisário é tédio. Para quem quer, sempre há alguma atividade.
Nessa tarde tivemos um honroso convite dos compadres Tuti e Gracinha. Eles coordenam a Pastoral dos Noivos, da Paróquia de Santo Antônio e nos convidaram para falarmos um pouco sobre "Relacionamento", em um curso preparatório para o casamento.
O Frei Gilberto fez a abertura, com o acolhimento dos 5 casais, trazendo-lhes uma palavra pastoral, sobre esse sacramento católico ... 

e com a oração em favor das famílias.
Um grupo simpático e muito desprendido. Entraram logo no clima estabelecido por Mírian, de muita descontração e ampla liberdade de participação.
Mirian conduziu a palestra,com a minha intervenção em alguns pontos. Fizemos isso muitas vezes em encontros de casais metodistas, em Juiz de Fora e outras cidades, em encontro de casais batistas, com a participação de casais católicos, isso em Salvador. Nosso espírito ecumênico nos dá essa liberdade, afinal, "Se, pois, Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres". João 8:36 
Após uma dinâmica de apresentação, Mirian lança pergunta: Por que casar? Quem responde joga a bola para um outro, que deve fazer o mesmo. Rangel respondendo.
  A partir daí o papo foi rolando: casamento a união de vivências entre dois seres diferentes, vindo de experiências diferentes. Casamento perfeito / casamento feliz, facilitadores tais como respeito, estabelecimento de objetivos comuns, diálogo, capacidade de pedir e de dar perdão.
  É claro que o relacionamento sexual também foi abordado. Como falar de casamento sem falar de sexo?
   Ao som de "Eu sei que vou te amar" foram chamados a compartilhar esse desafio de cuidar do amor, como se compartilha uma bola no ar.

Ela também lançou mão do texto de Marta Medeiros:
Promessas matrimoniais

"Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre: "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:
- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declara-os maduros".

E assim vamos levando nossa vidinha na zona rural.
Topando com um violeiro dando um show espontâneo de sertanejo de raiz na praça.
Tudo isso sob um friozinho muito gostoso.

Comentários

Posts mais visitados do último mês