VAMOS MOSTRAR O BELO EVENTO EM MIRADOURO

Descemos a Serra de Belisário nessa sexta, pouco antes das 19h. Mesmo sozinho, optei pela estrada de terra interna, sem passar por Itamuri. Em apenas 30 minutos chegamos no destino.
Postamos por duas vezes este evento.
Vamos primeiramente dar uma olhada neste acervo. Esta cadeira foi de um tradicional barbeiro da cidade. Muitos hoje adultos sentaram aqui, quando crianças.
Os boizinhos e mulinhas fazem parte do carnaval antigo.
Folias de Reis também são partes integrantes do folclore mineiro.
Uma maquete de nosso Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
Um lanche nos espera.
Um pouco de história. O distrito de Monte Alverne, nome dado em homenagem ao padre, vai ter participação marcante nessa noite.
Lucas, que se divide entre Serrania e Belisário, é assistente da Secretaria de Cultura de Miradouro. Ambos estão secretariando o evento.
Esses troféus estarão em disputa nessa noite.
Renato Mata é um vibrador com a cultura e foi o idealizador e organizador desse evento. Dele partiu o convite para a minha participação como jurado dos trabalhos. Os demais também fazem parte da comissão julgadora. Raquel é professora aposentada pela rede estadual e mora em Miradouro. Da mesma forma Elça, ao seu lado. Silva Costa é artista plástico, de Cataguases.  Da mesma cidade veio Pacífico, que lá dirige o Projeto Arte e Cultura Itinerante que, como o nome sugere, leva artes plásticas, músicas, exposições... para outras cidades.
Cinco jurados.
E vamos analisando os trabalhos. O público ainda não teve acesso à essa exposição. Não há nomes dos autores. Apenas um número que identifica a obra.
Vamos dar uma espiada no público? Os autores das obras estão aqui no evento. 
Em Belisário ela é muito conhecida. Maria de Bem, dedicada professora. Quando eu a conheci ela estava ligada à APAE. Maria mora na zona rural, entre Beli e Miradouro.
Pessoas ligadas  à área de educação e outros órgãos da prefeitura e APAE.
Vamos ver as cruzes enfeitadas, uma tradição fortíssima de nossa região, principalmente distritos e zona rural.
Antes de sair conversei com a comadre Gracinha sobre esse meu compromisso. Fiquei surpreso com o brilho nos seus olhos ao se lembrar das cruzes que ela enfeitava para colocar no lado direito da casa, no dia 3 de maio, Dia da Santa Cruz.
Vá vendo que missão difícil a nossa, como jurados.
Por exigência do edital a cruz não pode exceder 30 por 20 cm e tem de ter a maioria de sua área coberta com papel, de qualquer tipo, sendo ela de madeira.
Numa outra sala reservada estamos fechando os votos de cada um de nós.
O público ansioso.
Renato vai abrir o resultado. Serão duas menções honrosas, troféu e prêmio em dinheiro para o 3°, 2° e 1° lugar.
Primeira Menção Honrosa foi para Terezinha Ramos, do distrito de Monte Alverne. Ao seu lado a sua ajudante  na obra. O número da obra é o 16.
A segunda Menção Honrosa para Maria de Bem.
Ela fez um relato de sua obra, que estava com o número 11.
A explicação da obra de Maria.

Olha que coisa bonita que ela também escreveu!
O Terceiro lugar foi para "Chiquinha", da Fazenda Boa Vista, em Monte Alverne. sua obra número 14.
O segundo, para a Escola Municipal Alcino Bicalho, Também de Monte Alverne. O representante da direção recebeu o prêmio. É a obra número 17.
O resumo da obra.

E o primeiro lugar foi também para a zona rural. Escola Municipal Povoado de Serrania. É a obra número 10.
Resumo da obra.
Todos os premiados.
Agora com jurados e organizadores.
Despedidas.

Lucas e os julgadores que vieram de Cataguases.
A CRESOL sempre presente e apoiando eventos na região.
Curioso que os cinco premiados são da zona rural. As obras continuam em exposição e os vistantes poderão votar em mais uma obra, diferentes dessas que receberam prêmio, que será a sexta cruz a ser premiada.
Então foi tudo isso. Preservar cultura e tradições é extremamente importante e dever de lideranças, educadores e agentes públicos. Passarei a ter um outro olhar, de agora em diante, para a cruz enfeitada.

E acrescento a informação passada por Renato que 12 cruzes serão confeccionadas por voluntários, que passarão a ser padrinhos destas. Serão colocadas em todos os entroncamentos entre Miradouro e o distrito de Monte Alverne. Os padrinhos serão também responsáveis pela manutenção de sua obra. Muito legal isso.

Comentários

  1. Fantástica e emocionante essa iniciativa de valorizar/reavivar nossa cultura regional. A grande participação dos "concorrentes" comprova o interesse das pessoas em manter essa tradição. Ainda bem que não fui jurado, pois, se fosse, daria 1º lugar para todos os trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Admiro muito o Renato e seu perfeccionismo!precisamos de mais pessoas assim! Além disso,ele tem ótimos colaboradores!Parabéns à todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês