O DOMINGO NA SERRA

Estamos na quarta e eu falando de domingo. Mas é que saí segunda cedo de Beli, vindo pra JF. Vou pegar a patroa no Aeroporto Zona da Mata e partir de volta pra casa ainda hoje.
Mas essas fotos ficaram pra trás e não quero deixar de mostrá-las. Estamos na direção do Pico do Itajuru.
Descer pra voltar a subir.
Será uma invasão do MST?
Nada disso. É a família de Toninha e Tadeu passeando pelas propriedades vizinhas. Aos domingos eles se encontram no sítio da família, que acabou de passar.
Agora subindo para nos aproximarmos da Serra do Brigadeiro.
Sob esses olhares desconfiados.
Você jura que os bezerros são gêmeos, mas são filhos do mesmo pai com mães diferentes. Pura safadeza. Por essas e outras é que vaca tem chifres. 
Estamos na propriedade do compadre Tuti. Lá embaixo ele, Zé Maria e Alexandre discutem a possibilidade de se melhorar este poço para aqui criarem trutas, aquele peixe muito nobre que só sobrevive em lugares muito especiais, com muita água fria e limpa.
Da laranja não se come a casca, certo? Não neste caso. O caldo e o bagaço são extremamente amargos, mas a casca é muito doce.
Estão chegando a um acordo.
Hoje aqui  tem carpas coloridas e tilápias.
O compadre tem uma outra missão. Uma de suas vacas estava por dar cria e ela está separada do grupo, o que é um sinal de que pode ter parido.
Ele foi com Alexandre lá buscar maã e a cria. Nessa hora só profissionais entram em cena. A vaca fica com um péssimo humor.
Olha ela ai, com o bichinho!
O compadre percebe que o bezerro  está  fraco pois é comum a vaca estar com o peito muito cheio e a cria não consegue pegar o bico.
Com algum esforço ela é colocada nessa área
E o leite é retirado, junto com o colostro.
Vai beber na marra.
Uma propriedade rural requer muitos cuidados. Nem domingo há folga.
Vamos voltar.

Comentários

  1. Amigo Cléber ! Hoje, depois de pegar mais um engarrafamento diário básico aqui na Washington Luis, perto da Reduc (Refinaria Duque de Caxias), pra vir para o trabalho. Ver essas paisagens bucólicas próximo a Beli, dá uma pontinha de inveja "branca" dos amigos que vivem longe dessa bagunça toda que temos aqui e nas demais grandes cidades.
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Depois desses cuidados, espero (e desejo) que o bezerrinho tenha se recuperado. Pelo que percebi, ele passou da hora de mamar e "esfriou o queixo".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês