COISA BONITA A GENTE MOSTRA

Apitos e buzinas chamavam a atenção da comunidade nesse sábado. Perto de casa, tratei de pegar a câmera.
Logo deu pra ver tratar-se dos DESBRAVADORES, um projeto da Igreja Adventista, em nível mundial, que temos apoiadO aqui em Beli, onde criaram o grupo Falcões do Vale.
A proposta, semelhante ao escotismo, é extremamente salutar para nossos jovens e vem dando muito certo.
Alexon tem importante papel na coordenação e vem se dedicando de corpo e alma nessa empreitada. Ele me explica que nesse sábado todas as Igrejas Adventistas estão mobilizadas para esse tipo de ação, através do tema "Quebrando o Silêncio". O propósito é o de jogar luzes sobre o problema do suicídio, principalmente relacionado aos jovens.
A visão dos adventistas sobre o tema é o mesmo das igrejas da linha reformada. Em consulta ao meu teólogo de plantão, Rev. Messias Valverde (I. Metodista), lembrou-me ele que Martinho Lutero logo abordou esse tema, tratando-o dentro em contexto de um Deus amoroso (I João 4:8, 16) e não de juiz impiedoso. Ouvi há pouco tempo uma palavra do bispo emérito metodista Paulo Lockman que "o suicida não busca a morte, mas livra-se de um problema que o angustia".


Algumas estatísticas que o grupo passou, através de um panfleto distribuído 

  • O suicídio é a 17ª causa de morte no mundo
  • São 800 mil vítimas por ano
  • Para cada morte registrada, ocorrem outras 19 tentativas
  • Com diálogo e apoio muitos suicídios podem ser evitados.
Ainda mostra o panfleto que o ato do suicídio pode se dar em decorrência de doenças de fundo  psicológico como depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar...Também pelo isolamento, perda de motivação para atividades do dia a dia, excesso de álcool ou drogas, etc.   
A faixa dá um dos  caminhos para se evitar isso.
Comportamentos reprováveis como racismo e postagens agressivas contra pessoas nas redes sociais tem de ser condenadas.
Violência sexual é um crime que não pode ser encoberto.DENUNCIE, seja o autor quem for.
Drogas destroem qualquer sociedade. 
Essa é a missão da Igreja de Cristo: fazer cumprir o seu papel profético estabelecido em Mateus 16.
De exercer uma postura santa, edificada que foi sobre a Pedra que é Cristo, de forma a garantir que  ..."as portas do inferno não prevalecerão contra ela" e que seja detentora das "as chaves do reino dos céus", ligando-o à terra.
Vamos em frente, DESBRAVADORES.

Comentários

  1. Parabéns à Igreja Metodista pela oportuna iniciativa. Parabéns aos DESBRAVADORES por encamparem esse valioso programa de vida. Como profissional do campo, sempre desfrutei das benéficas energias providas pela Mãe Natureza. Com relação tema bordado hoje: embora aterradoras, as estatísticas mundias de suicídio não me surpreendem. Da minha turma de formandos (1969) tenho notícias de dois que se mataram, um dos quais foi prefeito de Piraúba. Ainda na UFV, vivenciamos o suicídio de um professor muito estimado de todos nós. Meu maior amigo de adolescência, já realizado em todos os sentidos, matou-se aos 60 anos. Imagino a angústia que antecede esse ato extremo. Gostei de todas as faixas de hoje, principalmente porque naquela de Não às Drogas estão implícitas as drogas (consideradas) lícitas. O garoto de tênis branco carregando uma faixa valorizou mais ainda o cenário do desfile. Minha grande lição de hoje: a abordagem de Martinho Lutero que propõe "um Deus amoroso e não um juiz impiedoso".

    ResponderExcluir
  2. Os comentários do amigo Dárcio Calais (BH) sempre são oportunos. Apenas uma pequena confusão de sua parte. A Igreja promotora do projeto é a Adventista. Continue ligado na sua terrinha, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Um projeto muito importante, que visa a atenção aos nossos adolescentes, que de certa forma, estão vivendo preocupados com tanta violência, falta de respeito, preconceito e etc. A igreja adventista do sétimo dia, esteve presente em várias cidades deste Brasil, nesse projeto Quebrando o Silêncio, para incentivar a todos sobre esses problemas dá atualidade. Parabéns aos desbravadores, pela liderança desse projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês