ACONTECEU A FEIRA DE LINGUAGENS DA EE PEDRO VICENTE DE FREITAS

Foi nessa quinta, pela manhã. O evento foi aberto pelo Diretor José Antônio Carneiro, que agradece a participação dos alunos e o empenho dos professores da área de linguagem.
Na abertura, o cântico do Hino Nacional.
Essa é a equipe de professoras da área.
Gilcéa, mesmo de licença, participou da organização e conduziu a cerimônia de apresentação dos trabalhos. Eu confesso que na primeira vez imaginei que havia erro de sua parte ao pronunciar "linguagens", no plural. Claro que não. A comunicação se dá através de várias  linguagens: formal, informal, gírias, dialetos, expressões regionais, gestos, representação teatral, cordel, dança, 
música...
A expressão de linguagem desse bebê se dá através do choro, quando com fome, molhado, com frio...
Esse Charles Chaplin  está muito bom.
A turma do 9° ano apresentou um trecho do  Auto da Compadecida, mais precisamente quando do julgamento. 
Eles trouxeram para o palco da Escola o ambiente do Sertão da Paraíba, inclusive com o sotaque. O trapaceiro João Grilo e o covarde Chicó, que após enganarem a todos, partem dessa para uma melhor, digo, pior, já que vão se encontrar com o diabo, no inferno.  
Lá vão desfrutar da companhia de um bispo venal, de um padre que foi seu cúmplice, de um padeiro e de sua esposa, maus patrões e ela também adúltera.
A peça, nesse caso, se ateve ao julgamento dessa turma, com a ânsia de condená-lo, por parte do diabo, e a misericórdia de Jesus, auxiliado pela sua mãe, Nossa Senhora. No final, prevaleceu a generosidade de Jesus e todos recebem uma segunda chance.


Foi muito legal a participação dessa turmas. Todas as falas bem decoradas e bem apresentadas.
Alguns alunos do 3° ano apresentaram um histórico da vida do cearense José de Alencar, nascido em 1829, tendo falecido em 1877, no Rio de Janeiro. Foi autor de muitos clássicos da literatura Brasileira, sendo patrono da cadeira n° 23, da Academia Brasileira de Letras.
Os alunos exibiram um vídeo resumindo a sua famosa obra "Iracema". Foi interessante o tom satírico desse vídeo.
Jesuita, do 2° ano, apresentou esse pequeno, mas rico poema de Shakespeare:
"Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove. Você diz que ama o sol, mas você procura um ponto de sombra quando o sol brilha. Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra. É por isso que eu tenho medo. Você também diz que me ama."
E o público, também com alunos do terceiro ano, pode voltar no tempo com uma música dos Beatles.
The Beatles, trazendo um pequeno histórico dessa banda de rock britânica, formada em Liverpool no início dos anos 60, sendo, inquestionavelmente, o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular.
A banda foi formada por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo, piano e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal).
A "Beatlemania", inundou o mundo encarnando ideais progressistas exercendo forte influência nas revoluções sociais e culturais da década de 1960. A dissolução definitiva da banda se deu em 1970. Cada músico então seguiu para uma carreira independente. McCartney e Starr continuam ativos; Lennon foi estupidamente assassinado  por um fã, em 1980; e Harrison morreu de câncer em 2001.
Também muito legal essa encenação. Rafael recebeu num programa esportivo grande nomes femininos dos esportes olímpicos, e as entrevistas.  
A muriaeense Poliana Botelho, atleta de UFC..
Thaísa Menezes, do Vôlei, Marta, no futebol,  a judoca Sara Menezes, e outras. 
Foi muito legal. As meninas encarnaram de fato o papel, se manifestando como se fossem as próprias famosas atletas.
Depois dessa parte fomos para as salas, para conhecer outros trabalhos. 
Essas mocinhas do 8° ano mostraram Harry Portter a principal obra de J.K. Rowling. Explicaram que a autora teve a rejeição de diversas editoras, que não acreditavam na possibilidade de sucesso dessa obra, que depois se desdobrou em vários outros romances de alta fantasia. Até o seu nome deveria ser abreviado em J.K., para que os leitores não percebessem que se tratava de uma mulher, o que poderia desvalorizar as obras. Aprendi isso com elas.
Trabalho da turma da Educação de Jovens e Adultos.-EJA.
Stand da turma do 2° ano.
Turma do 9° ano também mostrou esse artista plástico Roy Fox Lichtenstein, um pintor estado-unidense identificado com a Pop Art. Na sua obra, procurou valorizar os clichês das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
Esse grupo, também do 9° ano, apresentou uma exposição sobre o Bobslad, aquele esporte de inverno no qual equipes realizam, por meio de um trenó, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita especialmente construída para a competição. O trenó é movido pela força da gravidade, e pode atingir velocidades de até 150 km/h.
Elas justificam as dificuldades das equipes brasileiras em se sobressaírem nessa modalidade, por não termos aqui neve, sendo os treinos realizados com carrinhos de rolimã, em pistas improvisadas. Nossos atletas competem com equipamentos emprestados, segundo elas.
Vamos saber quais são os países onde se fala a língua inglesa? Fiquei sabendo que certos países têm duas línguas oficiais.
Trava  língua você logo vai saber o que é.
Aquilo que você tem dificuldades de pronunciar. Faça um teste.
Consegue enxergar os cartazes? Você tá mal também de vista.
Através dessa turma do 7° ano  conhecemos mais  sobre atletas que se despontaram no cenário nacional, em diversos esportes.
Essa turminha  do 6° ano apresentou o circuito de Ímola, onde o nosso tri campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna faleceu, em 1994,.
 Um destaque para a curva dessa tragédia
Diga Não ao Bulliyng foi o tema dessa turma do 6°.
Um grande avanço dessa década ter jogado um forte foco de luz sobre esse problema.
Outro tema: a influência do inglês na nossa língua portuguesa.
Muitas palavras já foram incorporadas em nossa língua.
Na gastronomia isso é irreversível. 
Enquanto eu rodava as salas, para ver  os trabalhos da Feira de Linguagens, acontecia essa quadrilha no Ginásio de Esportes. O Diretor José Antônio me mandou as fotos.
Ouvi muitos elogiaos. A ornamentação mostra qualidade.
A equipe de professoras, com dois alunos.
Agora elas com o diretor.
Olha a  alegria da professora!
A Pedro Vicente de Freitas é uma escola muito dinâmica. Tudo é sempre feito com muita dedicação. Parabéns, por ambos os eventos!

Comentários

  1. Parabéns a todos envolvidos no projeto. Como sempre, a escola fazendo a diferença na aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos envolvidos no projeto. Como sempre, a escola fazendo a diferença na aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês