1° SALÃO DO RESGATE CULTURAL - MIRADOURO


    1º SALÃO DO RESGATE CULTURAL /2018 - Miradouro/MG
      Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Adm. 2013/2020

Tema: Cruz Enfeitada – costume e tradição popular do interior de Minas Gerais
Data: 17 de agosto de 2018 a 14 de setembro de 2018
Local: Casa de Cultura Serra do Brigadeiro

REGULAMENTO/2018
1. Dos objetivos:
Os reflexos da vivência cultural estão impregnados na alma popular e nas formas de expressão dos moradores do interior de Minas Gerais. Em 2018, com a pretensão de resgatar manifestações culturais valiosas para nossa identidade local, o 1º Salão do Resgate Cultural de Miradouro/MG busca incentivar a produção de bens culturais ameaçados de ser perder com o tempo.
A antiga tradição cultural das Cruzes Enfeitadas, aqui é retomada como valorização do fazer popular e do pertencimento por meio da Cultura. Uma vez que esse costume simbólico está estreitamente ligado ao modo de ser e fazer, bem como à ideia de proteção de famílias, terras, plantações e animais.

Dessa forma, busca-se:
- a preservação de bens culturais,
- o fortalecimento da identidade,
- a garantia do direito à memória,
- a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico local.
Esta iniciativa visa, também, de modo singular ao resgate da memória histórica do distrito de Santa Cruz de Monte Alverne, no município de Miradouro /MG, já que a origem do nome foi estabelecida em 1899.

Dos participantes:
Poderão concorrer pessoas residentes, apenas, em Miradouro, seja na sede ou nos distritos, povoados e comunidades. Assim como escolas e instituições localizadas em Miradouro.


Dos critérios para confecção do objeto cultural:
  • A base para elaboração da peça artesanal será uma cruz de madeira que não poderá exceder as seguintes medidas, ou seja, deverá ter, no máximo: 30 cm a madeira da parte vertical da cruz, e 20 cm a madeira da parte horizontal.

  • O material utilizado na confecção, que deve prevalecer é o papel, ou seja, deverá ser coberta a maior extensão da cruz com papel. Dessa maneira a cruz terá mais papel que outro material para a sua ornamentação. O tipo de papel fica a critério do artesão.

  • Para a decoração da cruz, ficam, à escolha do participante, outros tipos de material, porém não poderão ser utilizados em maior quantidade que o papel.


Da inscrição e entrega dos trabalhos artesanais:
A inscrição será feita na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Miradouro, à Avenida J.K., nº 80 – Bairro São Pedro, nesta cidade, sendo a data limite 14/08/2018, 

Com muita honra estarei participando do Juri que analisará os trabalhos.

Comentários

Posts mais visitados do último mês