UM SÁBADO MARAVILHOSO EM CAMPOS DO JORDÃO: 2° ATO

Se não deu o teleférico, vamos para outra programação.
Cá estamos. Muita gente na Festa da Cerejeira.
A Festa da Cerejeira é um hanami: um costume tradicional japonês de contemplação da beleza das flores, sendo o sakura (a cerejeira), uma das mais admiradas. Além de anunciar a chegada da primavera, a florada simboliza também a efemeridade da vida pois dura apenas poucas semanas, já que as flores da cerejeira são bastante delicadas e caem com muita rapidez.
Em Campos do Jordão, a festa acontece entre os meses de julho e agosto, quando a florada está no seu auge. Centenas de pessoas vem todos os anos apreciar as flores e participar das festividades.
Os visitantes tem a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura japonesa, assistindo as apresentações artísticas de música e dança, exibições de artes marciais, entre outros.
Comidas típicas japonesas e da culinária local são também um dos atrativos da festa, assim como os bazaristas com seus mais variados produtos para você ou para levar de lembrança para alguém.
Esta é uma festa beneficente, e é realizada pelo Recanto de Repouso para Idosos Sakura-Home. Toda renda arrecadada durante a festa tem contribuído durante todos estes anos na manutenção da instituição e no adequado tratamento dos internos. (http://festadacerejeira.net.br/sobre/).

Quando chegamos esse grupo estava se apresentando esse grupo folclórico lituano.
No decorrer das apresentações a coordenadora fala sobre cada peça a ser apresentada. As danças teriam começado na antiga região onde habitavam os prussos lituanos. Assim alemães e lituanos têm como seus esse tipo de dança. Uma das músicas retrata as pessoas tendo de pular os muitos pântanos dessa região e cada uma delas tem uma outra base histórica.
E assim cada música tem uma prévia explicação quanto ao seu sentido. 
Outro grupo cultural se prepara para subir no palco.
Essa música fala do homem teimoso.

A última delas, bem agitada, retrata  aquele  momento em que mocinhas e rapazes tinham a oportunidade de se encontrar numa festa e quando estava acabando, eles davam todo o gás, para aproveitar os últimos momentos.
O grupo é de São Paulo
Conversei com a coordenadora ao final. Segundo ela o grupo faz isso com muito amor, de forma a manterem viva a tradição de gerações passadas, e somente um do grupo não é descendente de lituanos. Todo o trabalho é voluntário e mantido pela colônia, na Vila Zelina, um bairro fundado por lituanos. Ela explica que vieram outros imigrantes para lá e hoje é um bairro com muita representação do Leste Europeu.
Agora cultura japonesa 
Uma belíssima apresentação com tambores.
Sem limite de idade.
É o Grupo Kien Daiko, de tambores.
É contagiante o ânimo desses nisseis
A entrada das flautas nos coloca de vez numa celebração japonesa.
O Grupo Kien Daiko é de São Bernardo do Campo. Alguns poucos não são descendentes de japoneses
Outro grupo cultural: Kenko Taissô - ACAL Liberdade. Uma demonstração de ginástica rítmica para a terceira idade.
Da mesma forma várias músicas abordando valores como o Monte Fuji, plantas típicas e a determinação japonesa.
O mesmo grupo variando as apresentações.
Essa música fala de um amor perdido temporariamente mas que pode voltar ainda mais forte.
Sobre o determinismo desse povo a coordenadora declarou:
"A vida tem dificuldades. Uns tombam, outros se levantam. A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina aos que não sabem ser alunos. O bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçando a vida com paixão. Perder com classe e viver com muita ousadia. O mais importante na vida não é a situação que nós estamos, mas sim direção para a qual nos movemos. Ter problemas na vida é inevitável. Ser derrotados por ele, é uma opção. Uma vida sem causa é uma vida sem efeito."
É hora do almoço. Optamos por comida alemã. Outras gastronomias aqui representadas. Também italiana, chinesa, food trucks , além da japonesa.
Gustavo me explica como comer e beber uma pinga alemã. É ruim que eu vou beber isso. 

Comemos joelho de porco com chucrute e batatas.
Agora vamos ver as cerejeiras.
Doce é bom assim: em pequenas quantidades.
Preparando para partir de volta para o hotel.
Um ótimo sábado, uma ótima estada em Campos  do Jordão. Volto impressionado com o porte dessa cidade e a riqueza de seus atrativos turísticos.

Comentários

  1. Bom Dia, Muito chic este lugar eu aqui só curtindo, parabéns pra VCS merece

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês