DESCE SERRA, ATRAVESSA SERRA E SOBE SERRA

Descendo a Serra de Belisário, nessa terça, por volta das seis. Aqui começamos a ver os primeiros raios de sol. 
Entrar à direita.
Não me xingue pela camisa da Argentina. O que me dão eu usos, até camisa do Cruzeiro. Brincadeira! Aí seria  absoluta decadência moral.
Isso mata muita gente. Ainda bem que faróis piscaram me avisando. Parei e dei buzinadas, ameacei jogando o carro em cima aí eles correram para fora da estrada.
Já em Juiz de Fora. Gosto dessas pontes. O próprio nome dado na Engenharia é "obra de arte". É bem condizente.


Mas nem paramos em JF. Já estamos entrando para o Sul de Minas. Você sabe que gosto dessa região e hoje vou passar por um outro trecho, só para lhe mostrar. Você me dá muito trabalho.
Tá ruim pra todo mundo. Essa família de ciganos, que está aqui há muitas décadas, já foi próspera.
Havia pesquisado no Googlemaps e escolhido entrar logo após Bom Jardim de Minas, para sair na Dutra. O Waze mandava passar pela Fernão Dias, e aqui, no GPS vi que esse acesso que havia escolhido pega estrada de terra. Troquei um ideia com o senhor e mantive a rota inicial. Quem tem medo de estrada de terra?
Portanto, deixamos a BR 267 logo depois de Bom Jardim de Minas.
O waze não quis me ensinar o caminho, já que não quis fazer a sua rota. Mas tem bastante placas. A minha referência deve ser, segundo o amigo, Passa Vinte.
Vamos subir e descer outra serra agora a da Mantiqueira.
Aquela ferrovia está em operação. é da Vale.
Uma boa estrada de terra me atende muito bem. A manutenção tem de ser contínua. Esse é o segundo trecho que usos para ir de Beli a SP passando por estrada de terra. Não gosto da vida repetitiva, passando sempre pelo mesmo caminho.Só não mudo a minha mulher.
Essa ponte sem vergonha faz a divisa Minas/Rio. A placa sem vergonha fala isso.
Outra obra de arte, agora ferroviária.
Muito linda.
Esse monte de capim tá me atrasando.
Lá no alto a Ferrovia do Aço. São 354 km de uma ferrovia muito produtiva, transportando milhões de toneladas  de minério da região de Belo Horizonte para portos do o Estado do Rio. Pude acompanhar boa parte de sua construção,  já que um trecho era vizinho ao meu, na região de Jeceaba.
Outro ponto de perigo, agora já depois de Passa Vinte. Gado na pista mata.
Estamos passando por Floriano.
E pegando a Via Dutra.
Mirian fotografou a serra por onde passamos. Estamos no Vale do Paraíba.
Paramos para almoçar num Graal. Essa galera estava inda para Santos, para ver o jogo do Flamengo. Para deixarem fotografá-los falei que era Mengo doente. Na minha oração da noite pedi perdão a Deus.(Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. I João 1:9.)
Passando por Aparecida do Norte.
À esquerda seria para  São Paulo, mas vamos à direita.
De novo subindo a Serra da Mantiqueira, que atravessamos no estado do Rio
Túnel também é uma "obra de arte"
Idem a ponte rodoviária.
Estamos no nosso destino.
Depois eu falo sobre a cidade. Viemos aqui duas vezes, com os nossos filhos ainda pequenos.
Olha o motivo dessa viagem!
Chegando e partindo pra rua.
Capivari é o charme de CJ.
Olha quem dá o nome a essa pastelaria? "Rouba mas faz" é coisa de idiota. Ele autorizou o dono a colocar o seu nome, por gostar de frequentar aqui. Quer dizer: gostava, já que cumpre prisão domiciliar. Preso doente na cadeia só se for pobre. Temos uma justiça injusta, com raras e boas exceções.
Olha a cara de felicidade da vovó.
Em Belisário já tivemos truta, palas nossas águas limpas e frias, lá na Serra. Pois fique sabendo que em 2019 voltaremos a ter. Aguarde! É um peixe de sabor inigualável.
Lareiras a gás espalhadas pelo calçadão.
Chocolate quente é bom.
Vim conferir pois alguns têm dito que Belisário está tão bonito como Campos do Jordão. Um pouco de exagero.
Nessa hora bem tão frio. Beli deve estar uns 10 graus.
Mas agora cedo o smart mostrava isso.
E logo bateram na porta. Era visita já cedo.

Vou tomar café.

Comentários


  1. Amigo Cléber !!!
    Primeiramente, quero lhe desejar um feliz aniversário, com muita saúde, paz e, é claro, muitas viagens.....
    Putz, hoje, descobri mais uma afinidade com o amigo. Eu também gosto e sempre faço caminhos diferentes em minhas viagens, independente de aumentarem ou não os kms rodados, pois, gosto de conhecer novos lugares. Se me permite uma dica, existe um outro caminho todo asfalto, somente um pouco maior, mas, praticamente paralelo a este que você fez de Bom Jardim a Dutra, também muito bonito e interessante de se conhecer. Nele, você deve entrar dentro de Bom Jardim de Minas e pegar a estrada para Santa Rita de Jacutinga, de lá você atravessa a divisa com o estado do RJ e chega a Santa Isabel do Rio Preto/RJ, De Santa Isabel você tem duas opções, todas asfaltadas, a primeira, você entra a direita para Nossa Senhora do Amparo e Volta Redonda, onde você pega a Dutra, ou, a segunda opção, ao meu ver, ainda melhor, apesar de aumentar um pouco o roteiro, seria pegar a esquerda em direção a Conservatória/RJ, que eu recomendo fortemente conhecer, caso não conheça. Vale até ficar lá uma noite numa das inúmeras pousada e curtir o clima musical da cidade, que respira a música, principalmente, serenatas. De Conservatória, você segue para Ipiabas e depois chega na Br-393, na altura de Barra do Piraí, 34 kms antes de Volta Redonda.
    Toda essa região tem um clima bem bucólico com paisagens muito bonitas, atravessando muitas vezes fazendas dos áureos tempos do café naquela região.
    Estive uma vez em Campos do Jordão, linda cidade ! Suíça Brasileira !
    O único problema é que os preços rsrsrsrs também são muito parecidos com os praticados no rico pais europeu....
    Grande abraço !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês