DEPOIS DO PEDAL, VAMOS VER VACAS LEITEIRAS E CAVALGADA

Eu falei que o domingo tinha sido agitado. Lembra que paramos aqui, na cutieira, quando falávamos do encontro de pedal? 
Pois daqui larguei os ciclistas e tomei a mesma direção deles, porém pela estrada. Já estou próximo à fazendo do amigo Aloísio Rogério. Ele me fez o convite para ir nesse evento.
Gosto de fotografar esse casarão.
Idem essa igrejinha.

Aqui o nosso destino: o Centro Multiuso da Comunidade de Pedra Alta.


Desde sexta-feira vem acontecendo aqui uma festa, com um tradicional concurso leiteiro.
Agora eu passei a entender tudinho desse interessante concurso,  que tem como objetivo incentivar os produtores desse ouro branco. Eles mesmo organizam tudo e estabelecem as regras.
Aqui há duas modalidades. Veja no painel. Esse mostra 30kg. Isso quer dizer que vencerá a vaca, ou novilha, que conseguir produzir 45kg de leite nas 3 ordenhas, uma média de 30 kg por dia.. Ganha a que mais se aproxima dessa pesagem, lembrando que a medida é quilo e não litro.
A primeira pesagem, feita na sexta-feira, é chamada "esgota" é desprezada. Nessa ordenha é retirado o leite para "zerar" o ubre do animal.
No sábado foram feitas duas ordenhas e agora, domingo, está sendo feita a terceira. Veja que essa vaca está com 22kg e 600 gr. Está longe de chegar em 45kg. Terá de produzir 22,400 kg nessa ordenha de domingo, para fechar nos 45.
Adelaide está com uma ótima performance.
Essa é fera. "República" ganhou o último concurso que postei e também vai ganhar esse. Agora você esquece os 30 kg. Ganha aquela que produzir mais, na categoria "livre", como mostra a placa.
Essa é a "República".
Outra de Aloísio, agora na categoria 30kg. Ela não ficará bem classificada. Produziu muito mais que 45kg. A última ordenha ainda não está lançada na placa.
Vá vendo o leite sendo pesado.
Veja a ordenha. Quando a modalidade é 30 kg, os outros proprietários podem conferir as tetas da vaca, para ver se saiu todo o leite.
A equipe de pesagem.
12,56 kg.
A "Princesinha" também tá indo muito bem.
Já a "Milena"...
Essa é a "Dilminha"
Confere ai. Colocar o nome de uma Presidente numa vaca pode parecer uma sátira, mas parece que não é o caso. Ela nasceu no dia da eleição da outra Dilma, no segundo mandato.
Essa pode ficar curtindo a maternidade.
Aconteceu também um concurso leiteiro mirim. Esse baixinho foi o vencedor e pela tradição, toma um banho de leite. Ele mora no Distrito de Vermelho
Aloísio e seus assistentes. Ele tem uma fortíssima liderança entre os produtores rurais, apoiando todas as ações que visem desenvolver a agricultura e a pecuária na região
Ele nos apresentou  esse simpático casal: Miguel e Celina. São fazendeiros na Serra das Aranhas, já há muitos anos, morando em Itaperuna. Agora ficam direto na fazenda. Assim como Aloísio, ele também é Engenheiro aposentado. Entraram para o nosso rol de amigos.
A PM dando o imprescindível apoio.
Com muito atraso estão tentando organizar a saída da cavalgada. 
Vamos conhecer a rainha.
"Vicente da Pinga". 
Beber e dirigir o carro de som não pode. Só se for fanta.
Com pouquíssimas pessoas eles estão saindo. Muitos não vêm para a saída, preferindo esperar no percurso.
Um churrasco e leitoa assada acontecia na casa próxima.
Mais amigos no pedaço.Ex- Rainha da Cavalgada de Belisário.
Muito não fazem o percurso.  Vamos topando com eles pela estrada.
Mais cavaleiros à frente.
E esses ainda saindo de Belisário. Vão somente para a festa.
Vamos voltar pra Belisário. A turma do pedal vai almoçar no GAB.


Comentários

Posts mais visitados do último mês