O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Confesso que a data iria passar batida para mim. Saímos cedo para pegar bananas no sítio de Tavinho, para o curso amanhã promovido pela EMATER.
Estávamos desligados, Mirian e eu, e pouco fotografamos. 
Opa! Errei. Vou voltar.
Mais um ano de super safra de pokans e mixiricas. Qualquer propriedade tem apodrecendo nos pés. Uma pena, mas Belisário não tem uma forma de escoamento de toda a sua produção rural. Perde-se muito.
O café começa a ser colhido.
Muita friagem e assim deve ser coberto quando o sol se põe.
Agora pokan.
Agora entro no tema. Na rua vi a moçada do ensino médio  passando. Segurei esses para saber do que se tratava. Foi a Professora Maria Rosa, de Geografia, que me explicou. Por ser o Dia Mundial do Meio Ambiente ela saiu com os alunos para uma inspeção de como andam nossa águas. Embora o nossos córregos e o Rio Fumaça tem uma aparência de limpeza, tem sérios problemas pelo lançamento neles de redes de esgoto, sem tratamento. O grupo foi ver esses lançamentos, de perto.
Também abordaram a questão dos riscos da entrada da mineração na área, que traz riscos na contaminação das águas e do solo. Sobre isso a Professora Maria informa que o grupo já fez uma roda sobre essa exploração, ficando Vitória com a responsabilidade de apresentar pontos positivos da mineração, mas Vitória, a de turbante, destaca que os pontos negativos superam em muito os positivos.
Também discutiram os riscos pelo uso de agrotóxicos nas plantações de café.
A professora Maria reforça que a nossa situação ainda é muito boa, se comparada com grandes centros, mas há que se ter vigilância.
Sobre o esgoto eu informei ao grupo que tive conhecimento de autoridade competente, à época, que o projeto de ligação de toda a rede de esgoto a uma estação de tratamento, a ser construída próximo à Escola Estadual,  está pronto e aprovado. Na época faltava chegar os recursos, através da CEF. Já se passaram 3 anos.
Sobre a data de hoje, leia isso:

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a ONU instituiu o dia 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água .....
 (https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm)

Comentários

Posts mais visitados do último mês