UM DIA DE CAMPO

É um programa da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER, que já acontece há alguns anos.  Com o amigo Zé Maria Muniz, fomos para lá, na Comunidade de Pedra Alta. Ele foi fotografando.
Virada à direita...
Manter à esquerda...
Próximos ao Pico do Itajuru...
Centro Multiuso é o nosso destino.
Pedra Alta e o Itajuru, lado a lado.
Zé Maria e o amigo Dr. Edson Cury, da EMATER.
Inscrição na entrada. Áurea é também é o nosso contato na EMATER.  Em junho ela vem ministrar curso no Projeto Mente Ativa.
Vá vendo os produtores de café aqui da região.
E vai chegar muio mais gente.
Robério faz a saudação e fala da programação do dia.
Apresenta as autoridades. O Secretário de Agricultura de Muriaé, Manoel Carvalho, profissionais daquela Secretaria, Vice-Prefeito e dois vereadores de Rosário da Limeira e representante da comunidade.de Pedra Alta.
Manoel Carvalho pede uma prece em favor da família de um funcionário da sua secretaria, cuja esposa faleceu hoje.
A SICOOB é uma das colaboradoras desse evento.
Paulo Alexandre é o Gerente Regional da EMATER.
O Secretário Manoel Carvalho fez alguns comentários que acho oportuno relatar:
·         A Secretaria dispõe de um veterinário que atende aos produtores, através de orientações na parte de alimentação, pequenas cirurgias, manejo, vacinações... Quem tiver interesse em ser assistido pelo programa, basta procurar na Secretaria o Coordenador Marco Polo.
·         Comunica que essa semana foi divulgada a lista dos 16 produtores que irão participar do II Torneio Leiteiro de Muriaé.  É uma oportunidade para os interessados irem conhecer o rebanho e o potencial de produção de leite da região.
·         Informa que o Licenciamento Ambiental que somente era feito em Ubá, agora também pode ser feito em Muriaé no horto.
·         A máquina de beneficiamento de café continua à disposição dos produtores da região, inclusive de Rosário da Limeira. Esse equipamento se desloca através de um caminhão, sendo esse um serviço gratuito.
·         Manoel lembra que há muitos cursos promovidos pelo SENAR, que estão à disposição da comunidade.
·         O Programa Cesta Cheia continua atendendo cerca de 2 mil famílias por mês, sendo que todos os produtores rurais têm o direito de participar da licitação para o fornecimento de produtos rurais. Pretendem passar o programa atender também para os distritos.
·         Ele lembra que nos meses de fevereiro e março os índices pluviométrico subiram muito e isso afetou muito a qualidade das estradas. Pede compreensão para que aguardem os serviços que estão em andamento.

Um grande número de participantes.
Inclusive do Instituto Federal, com estudantes de Agroecologia. essas do centro da plateia ficaram atentas e tiraram proveito do que era tratado.
Caio presente e atento.
Laércio também.
Mais estudantes do IF chegando. Alguns deles, como falamos, estiveram atentos ao que  era passado pelos palestrantes.
Um técnico dos Fertilizantes Heringer mostrou, através de dados estatísticos, os ganhos do produtor de café em proceder uma adubação com critérios, o que contribui para o aumento da sua produtividade



Ricardo Tadeu,  da EMATER do Sul de Minas deu muitos esclarecimento sobre podas de café.

Quando fazer, como fazer...
Finalizando a programação, Robério, da EMATER mostra dados relativos à produção do cafe´no mundo, com o Brasil dominando o primeiro lugar.
Ele mostra que a projeção do crescimento no consumo, o que se torna um chamamento para que os produtores aperfeiçoem as formas de produção, a fim de atenderem a essas novas demandas, que devem aumentar em 30 milhões de sacas até 2020.
A aplicação de técnicas reduzem as perdas.
Convida para esse XVII concurso, que busca valorizar a qualidade do café na região.
A STIHL faz uma apresentação da empresa, através de um vídeo e dos equipamentos que produz. Nesse caso a máquina colhedeira
CRESOL, a Cooperativa de Crédito bastante ligada à nossa região, com agência de Rosário da Limeira, que infelizmente deixou de funcionar em Belisário, por questões de segurança, também apoia esse evento de hoje. E por falar em apoio, o Presidente Regional, João Paulo, vai oferecer 1 sela para o sorteio no almoço da Cavalgada, dia 28 deste mês. Em anos anteriores eles fizeram isso também.



Vários brindes foram sorteados para os participantes. Valtinho ganhou esse da CICOOB.
Zé Calais ganhou dos Fertilizantes  Heringer.
A CRESOL também ofereceu brindes. Foram vários os sorteios. Somente mostrei alguns.

Agora da STIHL
Que sorteou essa colhedeira de café. Toninho, aqui de Beli, foi o ganhador.
Hora de retornar.
Foram mais de 100 participantes. O evento foi um sucesso. Parabéns à Secretaria de Agricultura e à EMATER.

Comentários

Posts mais visitados do último mês