SENAR: FORMANDO AGENTES DE TURISMO RURAL

O curso vem acontecendo já há várias semanas, na cidade de Miradouro. Fomos convidados para a cerimônia de encerramento, nessa manhã de sexta. O local não poderia ser melhor: Espaço Trevo Mudas, às margens da BR 116.
O curso foi ministrado pelo SENAR. Dudu e Marco Barros participaram.

Dayse e Mateus também foram.
Gabriel é outro concluinte. Também de Beli.
Verde Aventura presente com um stand. Eliab tem ótimos programas de turismo aqui na Serra do Brigadeiro. Aluga cavalo, bike, quadriciclo...
Também um stand da ABRIGA.
Estes artesanatos são de Landis Rosa, trazidos por Dayse.
Estes são de Gabriel.
Mais Belisário no pedaço. D. Jozina, Neli e Ivan Calais. Broinhas e docinhos de alto nível, inclusive sem glúten e sem lactose, se o freguês assim o desejar.
Belos trabalhos nesse stand de Miradouro.
Silvana é a coordenadora Regional do SENAR e José Roberto é o Diretor do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
Agora Amélia entra na telinha. Ela curte muito pedal aqui na Serra, junto com Dudu.
Silvan Alves presente
O portal Miradouro Notícias também.

Lucas também  participou do curso.
Renato Matta foi o Mestre de Cerimônia e foi ele que organizou o cerimonial.
SICOOB presente.
Cada um vende o seu peixe nessa hora. Turismo é assim.
Vai acontecer algo muito legal agora.
Câmeras nas mãos...
Alunos da Escola Municipal de Miradouro.
Uma gracinha as apresentações de músicas regionais do sertão, homenageando as Marias lavadeiras, as que trabalham de sol a sol, que sofrem, que perdem, mas sonham e dançam....
Aplausos de pé.
Shoji e Solange também foram participantes desse curso de qualificação.
Prefeito e representantes, bem como secretários, dos diversos municípios envolvidos.
Após o cântico do Hino Nacional Brasileiro, numa montagem feita por Dudu, com a música não com as convencionais orquestras, pianos, teclados... Foi sanfona mesmo. Muito legal.
... abertura oficial pelo Prefeito Mirim, de Miradouro.
Gal Bernardo, a instrutora do curso, fez uma palestra apresentando um resumo do conteúdo deste. Além de conceitos teóricos, os participantes fizeram visitas aos diversos pontos turísticos da Serra do Brigadeiro, discutindo as potencialidades da região para o turismo.
Marco Antônio, Gestor da Abriga, o circuito turístico, vem mapeando toda essa região, montando um projeto turístico para a sua exploração, no sentido positivo da palavra.
A apresentação deste foi feita por Dudu, seu parceiro. Ele é especialista em mobilidade urbana e também em turismo rural. Foi responsável pelo mapeamento do que foi levantado por Marco, roteirizando tudo o que foi  levantado.

Com esses objetivos.
O mapeado foi jogado na plataforma Google.
O turista que cumprir uma rota recebe o carimbo em seu passaporte.
Com o smartphone faz-se o download e o turista passa a ter todas as informações do circuito nas mãos. Trilhas, onde comer, onde pernoitar, pontos de interesse...
Uma mesa redonda com os gestores públicos do turismo na região.
Reginaldo Roriz, Secretário de Governo da Prefeitura de Muriaé, tem muito conhecimento de nossa região. Ele é casado aqui e aqui tem uma casa e aqui passa seus momentos de folga, como ele mesmo declarou. E quando se fala em turismo rural em Muriaé, está se  falando de Belisário. Tá contigo a bola, meu amigo!

E os concluintes são chamados.
D. Maria tem pousada no Refúgio dos Gaudinos. A nosso pedido Dudu vai montar um passeio para levarmos os participantes do Projeto Mente Ativa, do GAB , para que eles possam conhecer a nossa bela região.
Mais Belisário na foto.
Agora a turma da Comunidade dos Gaudinos...
E com essa encerramos a cobertura. 
Cada programa de turismo que se encerra é uma esperança de que os olhos serão voltados para nossa bela região. Amém ! Que assim seja!

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês