ISAQUE FOI BATIZADO HOJE

Foi nessa manhã de domingo, na missa das 8 horas. Sendo o quarto domingo após a Páscoa, a Igreja Católica o tem como Domingo do Bom Pastor. Na homilia o Frei Gilberto se baseou no texto de João 10, 11 a 13: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. as o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas".
Ele condenou padres e religiosos que não dão a atenção devida às suas ovelhas. Muito comedido, ele bem que poderia apontar para os inúmeros "pastores evangélicos" que têm se comportado como lobos vorazes, extorquindo dinheiro de seus fieis em troca de vãs promessas. E esses ainda são useiros e vezeiros em agredir a Igreja Católica e também as protestantes tradicionais. Mas o bom pastor é também ético.

Isaque é filho de Wolninho e de Raquel. Os padrinhos de batismo são Mauro e Joseane, além de Marquinhos e Patrícia, que são os padrinhos de consagração.
A Pastoral do Batismo cuida dos protocolos.
A água consagrada, na pia batismal.
No peito da criança é passado o óleo abençoado. Esse é o óleo dos catecúmenos, onde se pede que a força de Cristo penetre na vida do pequeno.
Tanto no Velho como no Novo Testamento há muitas referências ao uso de óleo  abençoado pelo sacerdote. Nunca vi nenhuma passagem que fala em venda desse óleo. 
Gosto desses ritos e gosto do batismo infantil. Fui criado nessa doutrina na Igreja Metodista. A criança tem como essa a oportunidade de ser inserida numa comunidade de fé, para se decidir mais tarde, quando tiver maior compreensão das coisas, mas já aceita nela. Se você me disser que na Igreja Primitiva só se batizava adultos eu vou lhe dizer que naquelas comunidades de fé mulher nem deveria se manifestar . Como se vê, é bem melhor que "vivam os irmãos em comunhão". 
Muito rico esse momento.
Isaque nada reclamou. 
O padrinho Mauro acende a vela Pascal.
A Vó Odite tudo aprecia, com Izabela no colo.
Leituras da Palavra.
Olha a carinha de Lara!
Momento da Eucaristia, outro sacramento das igrejas cristãs, assim como o batismo.
Guina e Marlene já subiram a serra para a Cavalgada, no próximo fim de semana.
Vandim presente, é claro.
Na Igreja Católica os padrinhos acompanham a consagração da criança à Nossa Senhora.
E a cerimônia é encerrada.
Vamos às fotos.
Deja e Marquinhos.
"Nezim Toge" é o bisavô materno.
Avó coruja.
Com os avós maternos Erci e Creuza.
E a festa continuou na chácara de Vandim.
Um belo almoço será servido aqui.
Apressada essa baixinha.
O Frei Gilberto também presente.
Marli já é da família Coelho.
Passei essa foto imediatamente para o zap de D. Nina e ela logo identificou o doutor Cristiano Canedo. Ex-prefeito de Muriaé, ele é médico da família.
A comida foi feita por Conceição e Eva.
Cabrito...
Macarrão com frango.
Leitoa...
Além de peru, frango...
E muito bombons e tortas. Gosto de almoço assim. Viva a fartura! 

Comentários

Posts mais visitados do último mês