Praticamente passamos a segunda feira por lá. Chegamos às 7:30 h.
|
Tudo pintado para começar nova vida. |
|
Quando eu cheguei os estudantes já estavam no auditório. Eles foram recebidos nesse tapete vermelho pela direção e professores. Um acolhimento legal. |
|
Auditório lotado. |
|
Caras novas na área. |
|
E os professores vão se apresentando e trazendo uma palavra para a turma. Na ponta esquerda, Eduardo, já conhecido da Escola. Ele leciona Ciências no E. Fundamental e Biologia no E. Médio. Daniel é veterano e mora em Beli. Ele lecionará no Ensino Fundamental e no primeiro e segundo ano do E. Médio, manhã e tarde. Luiz Fernando é novo aqui. Lecionará História, em todas as turmas, exceto terceiro ano. Ele deseja sucesso a todos, destacando que o sucesso do aluno é o sucesso do professor. Eliane vai lecionar matemática. Shirley vai trabalhar na Educação Integral. Aparecida vai trabalhar com o oitavo e nono anos. Pede compromisso de todos. Finalmente Gilcéa, também já conhecida de todos, saúda os alunos e quer que a convivência com eles, durante o ano, seja tão doce quanto o pirulito que cada um recebeu na entrada, mas que, ao contrário deste, não se acabe. Que relações fortes e duradouras sejam estabelecidas em 2018. |
|
O diretor José Antônio traz uma palavra destacando o bom espírito de respeito ao patrimônio público, que vem sendo observado pelos estudantes dessa Escola, com pequenas exceções, que devem ser evitadas, nesse ano.
Pede compromisso de todos e destaca vitórias obtidas pela ex-aluna Izabel, filha de Zé Domingos e da servidora Terezinha, aprovada que foi na UFV. Também sua irmã Carolina, aprovada em concurso de emprego no SAMU, Valdinei, que ficou em quarto lugar em concurso de emprego em Leopoldina e também Luan, que obteve boa classificação para obtenção de bolsa na UNIFAMINAS. |
|
Depois disso eles assistiram um vídeo do Dr. Lair Ribeiro.
Junto com José Maria, tínhamos uma participação nesse evento, através do GAB.
|
|
Ele doou um Xadrez Gigante para o GAB e viemos lançar um projeto aqui com a EEPVF.
Esse material é produzido nesse contato abaixo. Venda ou locação. A empresa era sua, mas passou para a família.
Ele é caprichoso. Você vai ficar sabendo porque esse tapete fica sujo.
|
|
Os estudantes caminham para a quadra poliesportiva. |
|
Um número não muito grande entre a turma conhece as regras do xadrez. José Maria dá umas pinceladas.
|
|
Duas equipes foram divididas, para uma disputa. |
|
Cada uma com uma líder. |
|
Eles vão combinando as jogadas. |
|
Em função do tempo, decidimos colocar um assessor para cada equipe. Élida vai apoiar os verdes |
|
José Maria os brancos. |
|
Em alguns minutos, tá aí: xeque mate! O rei preto já era. |
|
Voltamos às 14:30 h. Eles estavam também assistindo um vídeo educacional.
|
|
Mais uma cara nova no Corpo Docente da Escola. Jéssica vai lecionar para o quarto ano. Ela era professora em Capitinga. |
|
Demos uma passada nas salas. Essa turminha está chegando agora para cursar o primeiro ano. Vieram da nossa Escola Municipal.
|
|
Os olhinhos me parecem assutados. Não é para menos. Na cidade, principalmente em escolas privadas, dentro de outra realidade, as mães os acompanham nesses primeiros dias de adaptação. |
|
Esse ano a Secretaria Estadual de Educação forneceu 3 cadernos "brochurão", um caderno para pintura e um mapa de Minas. Todos estão recebendo. |
|
No intervalo, enquanto aguardávamos, pegamos essa cena espontânea. Não montamos pose para a foto. Muito lindas. |
|
Também para essa turma viemos apresentar o Xadrez Gigante. |
|
Uma grata surpresa. Proporcionalmente, um número muito maior de estudantes, comparando-se com o turno da manhã, conhece as regras do xadrez. Isso é fruto do trabalho da equipe do Projeto Tempo Integral. Olha eles de mãos levantadas! |
|
José Maria também passou as regras básicas. |
|
Um flash na equipe de professores... |
|
Também duas equipes são formadas. |
|
Não havia dado destaque nesses coletes. Lembra que foram oferecidos pelo SENAR semana passada, no Programa Esporte na Escola? |
|
José Maria preferiu deixar a turma mais à vontade, em função da idade. O jogo foi menos pensado. |
|
Mas a garotada levou muito a sério a partida. |
|
E a equipe branca, com peças amarelas, deu xeque mate no rei preto. |
|
Outras turmas de menores ainda. Também xeque mate. |
|
Ajuda da galerinha para voltar o material para as caixas e acabou o dia.
|
Foi muito compensador. Vamos ver a gora como tocar esse projeto, em parceria com a Escola. |
|
👏👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns, em primeiro lugar aos alunos da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. Também aos professores, administradores e funcionários. Mas, também, ao engº José Maria Diniz engajado em dar ai os benefícios de um jogo tão importante para as atividades cerebrais como o Xadrez. Tanto assim, que ser enxadrista significa ser inteligente. Bom, né? Sigam em frente. Um abraço a todos e muita saudade... Nina (daqui do Rio de Janeiro).
ResponderExcluir