UMA HORA ACABA

Chegamos ontem à tardinha em Beli. Hoje foi feriado pra nós aqui em casa. Só agora tive ânimo de postar o último momento no Rio. Depois do café com mais Sigilianos, mais um bolinho se formou na casa da irmã Celi, na Urca. Ali sempre se formam bolinhos.
Quero primeiro destacar a ala russa do grupo. Minha sobrinha Erika, na ponta direita, morou uns anos em Moscou, acompanhando o marido, que é músico, e já tocou aqui em Belisário, no I Vinhos & Queijos. Lá ela construiu uma sólida amizade com essa família. O pai Arthur não está presente nesse nosso encontro.
Na Rússia, Erika ensinou português para Sasha. Ela tinha 5 anos quando a família resolveu se transferir para o Brasil, em 2006.
Sobre isso tenho um fato engraçado. Com apenas algumas semanas no país, eu os conheci aqui nessa casa. No almoço eu perguntei se ela queria arroz. Atrevidamente ela me corrigiu: "não é arroz!". Então como é? Ela respondeu: " é arroixxxx", num sotaque bem carioca.
Esta família é um exemplo. Trabalham recebendo turistas, principalmente russos. Sasha acaba de concluir o ensino médio no Brasil. Ela foi aprovada agora, em primeiro lugar, no vestibular da UERJ, no Curso de Letras-Português e Espanhol. Como pode escolher, pela excelente nota do ENEM, optou por cursar Ciências Ambientais na UNIRIO, que é federal. Paralelamente, ela cursou, à distância, uma escola russa, onde formou-se com louvor. Com isso foi convidada a fazer o curso superior numa grande universidade lá em Moscou, mas preferiu ficar no Brasil.
Mariana, na foto abaixo, nasceu no Rio. Ela  é campeã estadual e brasileira de nado sincronizado.
Mas os sobrinhos-netos brasileiros também brilham. Os gêmeos Letícia e Pedro estão com violão pois acabam de chegar da Igreja N. S do Brasil, aqui na Urca, onde tocam na missa e participam de movimentos jovens. Mas é mais legal ainda informar que pela manhã eles tocam na Igreja Presbiteriana de Botafogo. O ecumenismo é um valor que buscamos preservar sempre e vejam que isso é de família. Victinho também gosta de música, como o pai. Ele cantou no coro infantil da OSB.
Com aquele café da manhã, é claro que não se fala em almoço. Por volta das 13 hs partimos de volta pra casa. 
A Urca é um paraíso no meio do Rio. O local recebe muitos turistas, em função do Pão de Açúcar.
Que já pode ser visto, na Praia de Botafogo.
Também a Ponte Rio Niterói.
Só um pedacinho da Avenida Brasil. Vamos pegar a Linha Vermelha.
O Piscinão de Ramos, lá no fundo, é uma praia artificial  em torno de uma piscina pública de água salgada, no bairro da Maré, na zona norte do Rio. Foi construído no governo Garotinho, em 2002.
Saindo do nível do mar, começando a Serra de Teresópolis.
Já em Minas, em Além Paraíba.
E no nosso distrito...
... ainda a tempo de pegar o por do sol.
Vamos dar uma sossegada agora por aqui. 

Comentários

Posts mais visitados do último mês