PARABÉNS PARA DONA NINA

Hoje, 8 de janeiro, a amiga Nina Campos comemora 89 anos de vida. Infelizmente, estivemos em viagem e ela decidiu ir passar  uns dias em Paraty, e assim não deu para irmos comemorar com ela.
Sempre citamos que a nossa vinda para Belisário certamente não teria acontecido, não fosse os caminhos por ela abertos aqui no distrito, o que nos entusiasmou nesse vinda.
Há cerca de 30 anos, talvez um pouco menos, D. Nina, ou Nina, foi vítima do primeiro arrastão na Praia de Ipanema, onde morava, e sentiu que o Rio não seria para ela uma boa opção de vida.
#partiubelisario e aqui revolucionou esse distritito rural
Sem que muitos entendessem começou uma obra gigantesca, na expectativa de nesse local funcionar a sede da prefeitura, após a emancipação de Belisário, o que não aconteceu, apesar de sua luta nesse sentido.

Ela havia se aposentado como Oficial de Chancelaria, o cargo administrativo mais elevado de uma embaixada, após trabalhar em diversos continentes pelo mundo, ter frequentado os mais requintados ambientes, inclusive se casado, em Nova Iorque,  com o Maestro Léo Peracchi, a quem Tom Jobim chamava de "meu mestre".
A foto abaixo mostra uma visita que com ela, Mirian e eu fizemos na antiga sede do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Eu iria fazer essa matéria cedo, mas  meu dia foi enrolado. Vou ter de resumir muito para falar um pouquinho, dessa grande figura que é Nina Campos.
É difícil imaginar o que seria Belisário se Nina por aqui não tivesse passado. A bisneta de Belisário Alves Pereira, fundador do povoado há mais de 150 anos, voltou para refundar o agora distrito. Essa história está registrada nesse Museu que ela aqui deixou.
Aqui fundou o GAB-Grupo de Artesãos de Belisário, uma Rádio Comunitária, Grupo de Escoteiros, Grupo de Terceira Idade e muito mais..
Tudo ao longo do tempo aconteceu e continua acontecendo em torno do GAB. Muitos, mas muitos mesmos, foram os programas de capacitação por ela promovidos. O seu salão foi e continua sendo palco de muitos encontros e reuniões de interesse da comunidade.

Dezenas de cursos, como esse de Turismo.
Esse de derivados do leite.
Na área cultural ela mobilizou a comunidade para a criação de um calendário de festas. 
Sempre à frente do CARNABELI.
Foi a idealizadora da Cavalgada de Belisário, a maior da região. Cerimonial, faixas das rainhas, brindes... Tudo passava por ela..


Sempre ela  o expoente da cerimônia de abertura.

Vou citar mais esse evento por ela criado; o Concurso Miss Vovó. Sucesso absoluto.

Isso foi um breve resumo. Decidiu D. Nina retornar para o Rio, por entender estar com a idade avançada. Farrista como ela só, tá cheia de gás. Basta ver ter viajado sozinha para passar uns dias em Paraty. Recentemente, passou uma semana em Brasília.
Em sinal de extrema generosidade para com o Distrito, em fevereiro de 2016, transferiu para a comunidade, através do GAB, todo o patrimônio que aqui constituiu. Em cartório fez a doação do prédio, avaliado em cerca de 1 milhão de reais.
Em Muriaé recebeu várias honrarias como o título de Cidadania  Honorária.
Expressão Muriaeense, e outros.
Mas acho que a cara dela mesmo foi essa homenagem feita pelo primo Renato Sigiliano, batizando uma de suas cervejas artesanais, a BEERLISARIO, com o seu nome. É a mais gostosa. Nina veio do Rio para participar desse lançamento no OKTOBEERLISARIOFEST.

Algumas fotos da sua festa de despedida, organizada pela comunidade, em abril de 2016.
Amigos e parentes de sua terra natal, Miradouro vieram.
Todo  mundo quis registrar esse momento de despedida.
Mirian tem em Nina a sua melhor amiga.


Pois é, matéria muito corrida, pois ainda tinha muita coisa pra mostrar e muitas fotos boas poderiam aparecer aqui. Mas, o que queremos mesmo, como presidente do GAB é manifestar o mais profundo reconhecimento pela vida de D. Nina, sua dedicação para com Belisário, a ânsia em  ver o distrito e seus moradores se desenvolverem política, econômica e socialmente.
Seja feliz, amiga. Que a sua vida seja longa e saudável, vivendo sempre como mostra essa foto.

Comentários

  1. Dona Nina e mil, nota mil. Renato e Marilea

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Cléber, Renato, Marilea e Isaias. Celebrei meus 89 aninhos, Dr. Cléber! Fui me esconder em Paraty, pensando que ainda era porto dos piratas, do contrabando e de muitas praias. Não vi pirata, não fiz contrabando e o sol não apareceu nas praias. Chuviscou três dias e choveu um dia inteiro. Porém, nunca vi tanto TURISTA ! É uma cidade mesmo muito interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês