ABUSO SEXUAL: É BOM FALAR A RESPEITO DISSO

Mirian, como Psicóloga, foi convidada pela direção da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, a falar sobre esse tema para as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, principalmente quanto à prevenção ao problema.
O diretor José Antônio Carneiro fez a abertura.
As professoras todas presentes.
Salão cheio.
O baixinho adora uma foto.
Vá vendo ai os seus parentes.
No início eles assistiram um filme que mostra bem claramente o que é bom e o que é ruim na relação de uma criança com uma outra pessoa mais velha, quando se tratar de alguém que não seja extremamente ligado à criança, como pais, mães, avós, tios...
Enquanto Mirian falava muitos interrompiam, querendo falar, e dar exemplos. É claro que alguns fugiam do tema, mas é sempre válido essa participação. Ela relembrou a história do Chapeuzinho Vermelho e contou uma outra versão onde a vovó manda um zap pedindo a visita da netinha, que comete o erro de aceitar uma carona de um desconhecido. Mas como na versão original, tudo terminou bem. Chapeuzinho pediu socorro. a tempo. Nem sempre as crianças comunicam e nem sempre o mau é gente de longe. Isso dificulta muito.
Fez alertas, sinalizou limites e fortaleceu a ideia de que sentindo algo estranho, sem medo uma pessoa de confiança deve ser comunicada.
Aparecida já é  bem conhecida, mesmo porque mora em Beli. Glória é a nova Orientadora Pedagógica da Escola, em substituição a  Hélida. Anteriormente trabalhava em Boa Família.
Uma foto de registro.

Outros alunos também querem entrar.
Outras pessoas foram convidadas e estiveram na Escola nessa Semana Para a Vida, tratando de outros temas.

Comentários

  1. Gostei de ver a pose firme e elegante de alguns. Outros só não enfiaram o queixo no pescoço porque não tinha buraco... a boca fica mais pra cima. Foto também não é para palhaçada. A não ser mesmo de brincadeira ou de circo.
    Gostei do assunto da aula, porque mesmo quando a gente já está bem mocinho ou mocinha pode ser enganado tanto por desconhecido, quanto amigo ou parente ... ficar de olho e saber das intenções do engraçadinho ou engraçadinha e como se defender e escapar. Também não pode ter medo de gritar e de contar tudo para a família, o diretor e a professora. Acanhamento ou medo
    nem pensar, porque os malfeitores e bandidos estão por toda parte, mesmo onde a gente nem imagina. Minha mãe era muito severa nessa parte e dizia pro meu irmão (mais velho do que eu dois anos) : "OLHE BEM SUA IRMÃ, NÃO DEIXE ELA COM OUTROS SOZINHA. PODE ALGUÉM SE ENGRAÇAR E SE APROVEITAR DELA". Assim, minha mãe ensinava pro meu irmão pra me respeitar e proteger e eu também ficava avisada. É bom aprender tudo desde cedo, com quem nos ama e sabe ensinar. Parabéns por essa importante aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente,não entendi esse início do seu comentário. Não vi nada demais nas fotos. As crianças não queriam aparecer, elas ficam felizes quando existem pessoas que dêem valor aos sorrisos delas, como o senhor Cléber, que por sinal dá MUITO VALOR as crianças de Belisário. Pronto, falei. Afinal, a gente não precisa concordar com tudo que as pessoas postam/falam.

      Excluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês