HOJE É O DIA DOS PROFESSORES

"Aquele que ensina, esmere-se no fazê-lo... (Romanos 12-7). Tendo sido gerado, nascido e criado dentro de igreja, já que meus pais "me fizeram" numa casa pastoral", alguns versículos nos acompanham durante toda a vida e essa advertência Paulina é um exemplo. A arte de ensinar é  algo muito difícil, de forma que nela não se envolve por comodismo, por falta de opção e definitivamente, visando uma boa remuneração. É amor mesmo, que começou no Brasil com os padres da Companhia de Jesus, que aqui instalaram a primeira escola, em 1549, com a figura do professor transmissor de conhecimento.
E os modelos vão se alterando ao longo do tempo. Surge a figura do professor facilitador, menos repassador de ideias e mais um auxiliar de aprendizagem.
E os modelos vão aparecendo ao longo do tempo, mas o amor ao ofício nunca deixa de ser o maior pré-requisito para o seu exercício.
E é esse o sentimento que Mirian e eu temos percebido por parte de nossos professores em Belisário, ao longo desses 8 anos que lá estamos, sempre acompanhando o que acontece nas escolas municipal e estadual.
A esses profissionais, portanto, as nossas homenagens e o nosso respeito. Vocês são os principais agentes de mudança de nossa sociedade. Acreditem nisso e sigam em frente.
Uma forma muito simples de render-lhes uma homenagem nessa data vai ser esta, de postar aqui mais de 100 fotos que relembram a trajetória de vocês junto aos nossos jovens e crianças. Não tivemos tempo para um trabalho mais didático, com narrativas dos momentos. Será praticamente exposição de fotos, certamente em mais de uma etapa, pois tenho limitação de espaço por matéria. Vamos lá, mais ou menos na ordem cronológica, correndo o risco de omissão de alguns.

São registros em formaturas, projetos, passeios, em sala de aula ...
Professora Iolanda faleceu em 2011. Deixou marcas profundas na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas e na comunidade belisariense.
Às vezes contatos políticos são necessários por parte do diretor.
Às vezes, são gatas...
Às vezes, bruxas.
 Temos mais uma série para apresentar. Acompanhe...

Comentários

  1. Lindas fotos, excelente trabalho na Educação em Belisário, revelando resultados incríveis.
    Parabéns a todos !

    ResponderExcluir
  2. Que homenagem linda. Parabéns a todos os professores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês