ACONTECEU A FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA

A semana inteira foi de agito na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. As diversas turmas estavam preparando a Feira de Ciências. Os primos Renato e Marilea vieram de Muriaé para isso. Ele foi jurado do evento. 
Só falei isso para lhe mostrar esse arroz de carreteiro. Recebemos um vídeo outro dia ensinando  a fazer  e agora ficamos fregueses. 
Já estamos na Escola. Isso no sábado. Veja essa sua conquista.
Tudo isso pela dedicação dos professores e servidores.
Sandra Carolina nos recepcionou.
Vá vendo seu povo ai.
Tudo aconteceu no Ginásio Poliesportivo. O tema está ligado ao novo modelo de vida em que se busca energias e condutas que promovam a vida sem agressão ao Meio Ambiente. Vamos começar a mostrar os trabalhos. Aqui uma usina biodigestora, onde estrume dos animais e outros dejetos podem se transformar em gás.
O gás produzido nesse galão é capaz de encher os balões presos na mangueira.
Outra forma de energia. Agora solar.
A tradicional energia hidrelétrica, que é a vilã, mas responde por 90 % da energia produzida no país, segundo aprendi aqui.
Outra curiosidade. Aquecimento de água pelo sol, em garrafas pets, com capacidade para atender uma residência. A água passa pelas garrafas, onde é aquecida e levada para o reservatório.
Outro exemplo de produção de biogás.
Energia eólica, produzida pelos ventos. Tem um custo inicial de produção depois, um custo barato de geração, sem qualquer agressão ambiental.
Gerando energia para a cidade.
Esse fala em cuidado com o lixo. Reciclar é preciso
Esse tem um foco nas diferenças sociais.
Uma sociedade marginalizada , à esquerda e uma elite à direita. Melhor transporte e conforto de um lado e menos do outro. 
Uma delegacia no centro. Advinha qual lado frequenta mais a delegacia?
Vamos comparar as tecnologias de ontem e de hoje?


A tecnologia promove o conforto de uma sociedade.
Professor Eduardo foi o coordenador da Feira. 
Um ótimo público presente.
O diretor José Antônio Carneiro já fez a abertura oficial. O Coordenador expõe a finalidade do evento, qual seja, a de sensibilizar os alunos a divulgarem um novo comportamento em relação ao meio ambiente e preparando-os para a adoção dessas práticas em suas vidas futuras.
Ai o diretor José Antônio e sua esposa Mirian.
Olha o nível da Comissão Julgadora dos  trabalhos. Uma artista plástica, Mirtes, um engenheiro, José Maria, um professor e ambientalista, Renato, e  um ambientalista de vivência prática rigorosa, Pavão.
Uma apresentação cultural , na abertura. Uns clamando por socorro e outros pedindo socorro.
E muitos registrando.
E tem aqueles que correm com mala de dinheiro ou que mandam um primo buscá-la, num país de bandalhas.
E a prática de crimes é reiterada. Olha os maleiros de volta.
A natureza capricha na hora de fazer crianças por aqui.
Pensando um novo modelo de sociedade.

Modelo de horta sustentável.
De forma hidropônica. Gotículas de água permanentemente.
Comparativo entre construção sustentável e construção tradicional.
Os alunos expõem as dificuldades ainda existentes em relação ao modelo sustentável de edificação, como falta de mão de obra, projetos acessíveis, orientação,  etc.
Essa turma trouxe uma casa feita a partir de material reciclado.
Veja o interior.
Com direito a um folheto explicativo para o visitante.


Mas não acabou. Vou postar depois a segunda parte. Mas vou dormir primeiro. Estou fechando os olhos de sono.  Tá pensando que a nossa vida é fácil?  Foram duas festas ontem à noite.

Comentários

  1. Que interessante a Feira de Ciências aí, no Ginásio da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas em Belisário, distrito de Muria,MG. Tudo muito bem organizado e com certeza a participação dos alunos em todas as etapas foi decisiva. Parabéns, em primeiro lugar a eles.
    No meu tempo de estudante nessa idade, a gente aprendia apenas de ler e tinha decorar para responder às perguntas nos exames. Hoje o aluno ajuda o professor com sugestões e perguntas, é protagonista nas experiências demonstrativas de enunciados, põe em prática novas descobertas e vibra com os resultados das aulas, como a gente vê ai nessa atual Feira de Ciências. A todos os participantes, meus mais entusiastas PARABÉNS ! Saudades do nosso lindo Belisário...

    ResponderExcluir
  2. Surpreendente a vontade dos jovens em participar e entender os assuntos abordados nos trabalhos apresentados. Até no ensino fundamental pode-se comprovar a seriedade e o interesse dos participantes, bem como o surpreendente nível intelectual de alguns alunos.
    Uma feira de ciências é também uma oportunidade de os professores complementarem a ementa curricular. Então a orientação e a diversidade de assuntos precisa ser amplamente discutida com o corpo docente da escola.
    Não que seja um demérito da iniciativa, muito pelo contrário, mas houveram algumas superposições de temas e consequentemente bons outros assuntos foram deixados de lado.
    Não me furto a esta crítica construtiva porque quero de agora em diante ajudar no que for possível e necessário para que esta feira seja mais brilhante.
    Parabéns José Antônio e todos envolvidos nisto que representa o orgulho dos pais e habitantes de Belisário.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês