DE OLHO NESSE MENINO

Mostrei Davi na aula de pintura, depois na minha porta, comprando o seu primeiro quadro. As professoras vêem nele muito talento e o Professor Perna também.
Mas o mesmo Professor Perna me mandou uma mensagem  inbox exaltando uma outra virtude de Davi. Ele teria recebido 2 reais de um pessoa daqui, e quando chegou em casa percebeu que a pessoa havia lha dado, por engano, uma nota de 100 reais.
Não pestanejou. Imediatamente, procurou a pessoa para lhe devolver a nota. Ele mora com sua mãe e um irmão e vivem aqui em situação financeira muito difícil. Perguntei por que ele fez isso, me disse que aprendeu que não pode ficar com o que não é dele.
Essas crianças do Projeto Tempo Integral recebem aqui na EE Pedro Vicente de Freitas também uma educação integral. Tem uma equipe de professores buscando oferecer isso. Ai estão as professoras Denise e  Helena. Valores são passados para eles, para que adotem um procedimento como este de Davi.
Alguns destes moram na zona rural, quem sabe até sem vizinhos da mesma idade para brincar. O Tempo Integral também é um projeto de socialização.
Com o Professor Fábio recebem aulas de Educação Física.
E recebem incentivo das bibliotecárias para terem proximidade com os livros. Professora Betinha, pela manhã.
Ela me disse que ficou impressionada quando pediu a Davi, já há algum tempo, para reproduzir essa figura da ilha e ele fez isso com muita perfeição. Viu aí que estava diante de um grande talento.
Recentemente ele reproduziu essa figura de Tarsila  do Amaral, quando Betinha passava para os alunos noções de figuras geométricas.
Olha o que ele fez. A meu pedido veio aqui em casa para me mostrar.
Depois fez outra reprodução num compensado.
Gabriela também tem participação nisso. É a bibliotecária no turno da tarde.
No processo educativo o resultado é mérito de muitos. Começa dentro de casa, passa pelos parentes e amigos da família, pela igreja, quando esta tem noção de seu papel social, até chegar na escola, onde eu aprendi, quando a minha vida profissional passou pela educação, que o porteiro, a telefonista, o pessoal da limpeza, disciplina, cozinha..., todos eles, além de direção, professores e apoio pedagógico, exercem o papel de educadores. 
Veja essa foto que tirei do dia do Sarau Literário. Também fazem parte do Projeto Tempo Integral, além dos mencionados acima,  as professoras Hélida, Maria, o diretor José Antônio e Natália. Denise, Helena e Fábio eu mostrei.

Nós, comunidade de Belisário, podemos até nos sentirmos autorizados a cobrar mais rigor com os que infringem a lei, inclusive quando se trata de menores infratores. Mas a gente se torna mais credenciado a isso quando participa do processo de transformação dessa sociedade.

Comentários

  1. PARABÉNS DAVI! Sua emocionante atitude em devolver o dinheiro devia ser um gigantesco exemplo para os políticos brasileiros. Durante toda a vida tenho observado que a honestidade e a solidariedade com o próximo estão mais presentes estre as pessoas de condições mais modestas ou humildes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês