A GENTE NÃO CANSA DE MOSTRAR COISAS BOAS

E novamente envolve o Projeto Tempo Integral da EE Pedro Vicente de Freitas. A Professora Denise me avisou que nessa quinta eles teriam outra atividade extra-classe. Mas não era no campo de futebol
As professoras e os alunos apenas passaram por lá para chegarem na horta do Sr. José Quirino, alguém que goza de muito respeito aqui em Belisário.
Já há alguns anos ele se dedica ao cultivo de  plantas que produzem remédios caseiros. Fez curso disso, através de uma Pastoral  que cuidou do tema numa época por aqui, e deu continuidade a esse trabalho, que desenvolve sem a menor preocupação de ganhar dinheiro. 
Ele vai passar um pouco de seu conhecimento para essa garotada, sempre naquela esperança de que alguém vai dar continuidade ao seu trabalho.
São mais de cinquenta tipos de plantas. Alecrim, alfazema, losna, manjerona, camomila, fumária, bálsamo e muitas outras
Nessa hora eu não estava presente. A Professora Denise me mandou as fotos. Também estava cuidando de minha saúde, na caminhada matinal.
Uma foto do grupo, agora de volta ao campo.
Agora eru cheguei. O grupo foi para a Praça Cel Francisco Gomes Campos. Uma aula será dada aqui.
Sr. Quirino vai mostrando cada planta colhida pelos alunos.
E explicando a aplicação de cada remédio. Fumária é laxante, diurética, anti-inflamatória. Alecrim é um bom remédio para o coração segundo ele. No Google fala em aplicação contra dores de garganta, infecções na boca, componente de shampoos anti-caspa...
Também tem a losna, que minha família sempre pede para levar para o Rio, boa para o estômago. Tem o bálsamo. também muito recomendado para o estômago. Basta comer uma folhinha. No Google há muitas referências a ele. Alfazema é recomendado para curar gripe de crianças, também contra ansiedade, má digestão ou alergia a picadas de insetos.
Camomila também tem uma lista de aplicação no Google. Serve para no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia... 
A comunidade científica também recomenda muito o uso desses remédios, até pelo baixíssimo custo. Infelizmente a nossa cultura não os valoriza.



Vanilda ajuda no controle da garotada.
Vamos mostrar mais as nossas crianças.
A gente não pode perder essas carinhas.
Você já sabe o nome dessas professoras. Natalice, Helena e Maria. 
Denise ao lado de Sr. Quirino.
Aí estão as plantas ...
E as fórmulas que ele prepara. Querendo levar, basta procurá-lo no Mercadinho do Robertinho. Eu recomendo. Eu não abro mão de tomar umas 25 gotas de losna constantemente, mesmo sendo muito cauteloso em minha alimentação.
A Professora Maria agradece ao Sr. Quirino pelas explicações passadas.
E eles tomam o rumo da Escola.
Mais um gol de placa desse Projeto. Poucas crianças têm esse privilégio numa escola pública.
A propósito: será que as professoras estão recebendo os salários em dia? Nem estou discutindo o baixo valor. O Governo Mineiro tem sido relapso nisso.

Comentários

Posts mais visitados do último mês