ELEIÇÕES 2016. MANTER UM BOM NÍVEL É IMPRESCINDÍVEL NUMA DEMOCRACIA.


É decepcionante o nível das campanhas eleitorais em parte da Zona da Mata Mineira. Em Belisário, nesse ano, o clima está mais tranquilo e será muito bom se assim permanecer até domingo, dia da eleição. 
O calendário eleitoral determina o encerramento dos comícios na quinta-feira, bem como de qualquer reunião formal, aberta ao público, promovida por partidos ou candidatos. 
Carros de som, carreatas, caminhadas e panfletagem ainda serão permitidas, até às 22 horas de sábado. Aquele gesto de distribuição de “santinhos” no domingo, dia da eleição, é proibido. Quem estiver fazendo isso deve estar ciente de que está cometendo crime eleitoral, podendo responder por isso. Da mesma forma, aquela comum operação de transporte de eleitores da zona rural para que venham votar, é crime. Seria muito digno fazer isso durante o ano, quando o eleitor viesse à sede do distrito, para fazer compras, para uma consulta, igreja, etc. 
Na Baixada Fluminense já aconteceram 13 mortes ligadas à eleição 2016. Outro dia uma briga de namorada de um candidato a vereador com a família deste, desceu o nível de um comício realizado num distrito de Muriaé. Ontem o carro do prefeito de Recreio-MG, e candidato à reeleição, foi incendiado. 
Em meio a tanta baixaria a Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou carta orientando a conduta que devem adotar os católicos, nas próximas eleições municipais. Não pode haver o uso de fotos, textos e imagens de padres, diáconos, vigários, bispos e do arcebispo metropolitano, em materiais de propaganda eleitoral. Na Diocese de Leopoldina, na Zona da Mata, o padre Eduardo Inácio de Abreu foi suspenso do exercício da função por ter se lançado candidato a vereador, pelo PCdoB, em Visconde do Rio Branco.
Cabe destacar que aquele que aceita qualquer coisa em troca de seu voto, não tem moral para condenar políticos corruptos. Ele também passa a fazer parte do "esquema". Não tem o direito de reclamar.

Comentários

  1. Muito bom lembrar de tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. A democracia deve reinar. A propaganda eleitoral antecede 45 dias para exatamente concientizar as pessoas. A harmonia deve sempre estar entre nós e a escolha é uma opção de todos, enfim temos o livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de ir cumprir meu dever de cidadã e rever Belisário. Sei que será tudo tranquilo, cada um conforme sua cabeça como vem sendo nas eleições passadas. Esperemos um novo e próspero governo, ganhe quem ganhar. Acho os candidatos todos bons e confio em que terão "juizo" no trato do que é público... E vamos colaborar !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês