OKTOBEERLISARIO: VOLTANDO A FALAR

O 1º Oktobeerlisariofest, festival de cerveja artesanal de Belisário, vem aí. Serão servidos 500 litros da cerveja artesanal Beerlisario, feita com a pura água da Serra do Brigadeiro, cevada, malte e lúpulo importados, além de ingredientes locais, como a folha de tangerina e mel. 

Entre as oito cervejas feitas até agora, foram escolhidas as três que mais agradaram para o festival: a Weiss, alemã feita com malte de trigo; a Pale Ale, inglesa de alta fermentação e sabor forte; e a Stout, irlandesa tipo Guiness. 

O evento, inicialmente planejado para 100 pessoas, foi redimensionado para receber 200 apreciadores de cerveja artesanal. Os ingressos estão esgotados. Eles darão o direito a uma caneca de 300 ml e a experimentar cada uma das três cervejas do festival e a repetir a que mais gostou. Tira gostos que harmonizam com cada tipo de cerveja disponível serão vendidos a preços razoáveis. A escolha deles está levando em consideração produtos locais.

"O Oktobeerlisariofest veio para ficar no calendário de festas de Belisário, sempre no último sábado de outubro. Este é o primeiro e vai servir de piloto pra gente melhorar”, diz o idealizador do evento, o ambientalista Renato Sigiliano.

Em parceria com os amigos Caio Calais e Heitor Lourenço, Renato vem produzindo a Beerlisario, a cerveja de Belisário. ‘’Vislumbramos Belisário como um Polo Cervejeiro Artesanal, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local. Queremos transformar água em cerveja para contribuir para a conservação da água. Quando a cervejaria estiver consolidada, parte dos recursos gerados vai para projetos ambientais em Belisário, especialmente a recuperação e conservação de nascentes”, explica o ambientalista. 

A Oktobeerlisariofest será realizada no Grupo de Artesãos de Belisário, dia 31 de outubro, das 17h às 22h. A banda "Besouro Rosa da Esquina" vai embalar a festa, tocando blues, pop rock e MPB. Os organizadores pedem a especial atenção e o cumprimento ao seguinte aviso: "Se beber, não dirija; em hipótese alguma, nunca!".

O festival terá suas emissões de carbono totalmente compensadas através do plantio de 500 mudas de Pau Brasil. Também haverá o Pagamento de Serviço Ambiental (PSA), simbólico, ao produtor rural José Carneiro pela água utilizada diretamente na produção dos 500 litros da cerveja do festival. O passo a passo da criação da cerveja e da realização da Oktobeerlisariofest podem ser acompanhados na página "Beerlisario" no facebook.

Comentários

  1. Boa Tarde Cléber.
    Quando eu era mais novo sempre escutei uma história que correu em Belisário por muito tempo, então a pouco tempo fiquei sabendo que esse caso tinha saído em um jornal da época, sabendo disso comecei a procurar dia após dia, e então consegui achar.
    Essa história foi marcante para o povo Belisarense então gostaria de saber se você poderia fazer uma matéria especial sobre esse caso que teve repercussão no Brasil todo e até no Exterior. Resolveram fazer um blog mais vejo que quase ninguém sabe da existência, então como o seu blog é muito conhecido resolvi manda-lo para que você veja e saiba mais uma história real da nossa terrinha. Faça uma matéria sobre as historias antigas e cite essa que é de fato muito marcante.
    Não sei se oque eu estou pedindo será possível mas mesmo assim fico muito agradecido.
    O blog está ai http://serpentebelisario.blogspot.com.br/
    Muito Obrigado e continue com esse blog maravilhoso, Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber. Gostaria de falar somente uma coisa sobre o caso da serpente, caso este muitoooo antigo que não levará a nada mais do que ofender pessoas e denominações religiosas. Caso o anônimo não saiba Deus perdoa todo e qualquer pecado ques as pessoas cometem e se arrependem. Outra coisa que eu creio que o anônimo não saiba é que as pessoas responsáveis pelo fato ocorrido pagaram na justiça pelo crime que cometeram e Deus perdoa os nossos pecados e deles não se lembra mais, diferente de nós seres humanos fracos e pecadores que dizemos que perdoamos mas a cada oportunidade jogamos na cara das pessoas o erro que por elas foi cometido. E ainda tem mais, crimes bárbaros iguais aos do passado continuam a acontecer ainda hoje com pessoas de todas as denominações e um fato que ficou na história do mundo inteiro foi i da inquisição, onde houve enxurrada de sangue de homens, mulheres e crianças que se negaram de obedecer às exigências contrárias à palavra de Deus a mando de líderes religiosos e no entanto ninguém fica relembrando o acontecido. Viva de presente e deixe os erros do passado por conta daquele que é o único que conhece verdadeiramente o coração das pessoas.

      Excluir
    2. Olá Cleber. Gostaria de falar somente uma coisa sobre o caso da serpente, caso este muitoooo antigo que não levará a nada mais do que ofender pessoas e denominações religiosas. Caso o anônimo não saiba Deus perdoa todo e qualquer pecado ques as pessoas cometem e se arrependem. Outra coisa que eu creio que o anônimo não saiba é que as pessoas responsáveis pelo fato ocorrido pagaram na justiça pelo crime que cometeram e Deus perdoa os nossos pecados e deles não se lembra mais, diferente de nós seres humanos fracos e pecadores que dizemos que perdoamos mas a cada oportunidade jogamos na cara das pessoas o erro que por elas foi cometido. E ainda tem mais, crimes bárbaros iguais aos do passado continuam a acontecer ainda hoje com pessoas de todas as denominações e um fato que ficou na história do mundo inteiro foi i da inquisição, onde houve enxurrada de sangue de homens, mulheres e crianças que se negaram de obedecer às exigências contrárias à palavra de Deus a mando de líderes religiosos e no entanto ninguém fica relembrando o acontecido. Viva de presente e deixe os erros do passado por conta daquele que é o único que conhece verdadeiramente o coração das pessoas.

      Excluir
  2. Olá meu amigo Renato.
    Com certeza a festa será sucesso, mas pode começar planejando um aumento da produção.
    A propaganda está correndo e vai ficar muita gente de fora.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cleber gostaria de falar algumas palavras para o anônimo acima. Porque mexer numa história que já aconteceu a tanto tempo? Não sei se vc conhece sobre perdão e amor. Não sei também se vc sabe que erros acontecem nas vidas das pessoas. Também acho que vc desconhece que as pessoas envolvidas pagaram na justiça pelo crime cometido. Caso vc desconheça, Deus conhece os corações das pessoas e quando elas se arrependem e pedem perdão pelos atos cometidos Deus as perdoa e dos pecados não se lembra mais. Diferentes de nós seres humanos que não perdemos a oportunidade de lembrar os erros das pessoas. Gostaria de saber o que leva às pessoas a querer trazer de volta coisas que não edificarão em nada suas vidas. Coisas bárbaras aconteceram e continuam a acontecer todos os dias. Crimes horrorosos como foi o da inquisição onde homens, mulheres e crianças cristãs eram perseguidos e mortos friamente a mando de líderes religiosos porque essas pessoas se negaram a ir contra os verdadeiros ensinos das sagradas escrituras. Diz a história que houve enxurrada de sangue pelas ruas, sangues estes de pessoas inocentes e no entanto ninguém procura saber o porque de tamanha crueldade. Ao invés de querermos machucar as pessoas com coisas do passado porque não preocupar com a fome e miséria que acomete tantas pessoas ao nosso redor e deixar o julgamento para aquele que é o único digno de julgar as pessoas e com certeza não somos nós.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não devemos continuar valorizando esse assunto. Não pretendo tocar nele, exatamente por considerar algo que traz péssimas lembranças para muitos que ainda estão vivos. Conheço a história, certamente melhor do que TODOS, mas ela nada acrescenta hoje, num ambiente totalmente diferente daquele onde ela aconteceu. Muitos aproveitam esse tema para ofender igrejas, que NADA têm a ver com o que aconteceu.O que sair a partir de agora será deletado.

    ResponderExcluir
  6. Flávio Vieira de Queiroz27 de setembro de 2015 às 15:55

    Parabéns Cléber, você é uma uma pessoa sensata. Embora vivamos em um país democrático, onde é permitida a liberdade e a livre expressão, isso não significa que podemos ferir e agredir as pessoas. Devemos lembrar que a democracia tem que nos levar ao respeito, ao bem comum e à boa convivência. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  7. Cleia Maria da Costa Souza27 de setembro de 2015 às 18:46

    Sábia decisão Sr. Cleber, quero te parabenizar pela sua decisão. Trazer de volta esse assunto não irá ajudar em nada.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês