MINEIRAMENTE VOLTAMOS PARA BELISARIO

Com ressaca cultural, após a belíssima apresentação do GRUPO  PONTO DE PARTIDA, fizemos o check-out no hotel às 10 e meia, mas não partimos logo de Barbacena.
Você dever ter lido as duas matérias anteriores, onde falamos do evento. Esqueci também de citar o link da matéria que fizemos em dezembro-2014, quando eles vieram apresentar TRAVESSIA, em Muriaé. Veja lá.
http://embelisariomg.blogspot.com.br/2014/12/travessia-mais-uma-noite-maravilhosa-em.html

Tínhamos um problema para administrar: O meu Galo jogaria às 11 horas contra o Joinville. Para ver em casa deveria sair cedo. Mas Rony, iluminador do Ponto de Partida, também atleticano, me deu a dica. O Bar do Paulinho é ponto de encontro da massa, para ver jogos. Então vamos pra lá.

A patroa adora jogo. Não perde um lance no candy crush.
Mas a minha alegria estava na telinha da TV. Maravilha! Galo 1 X 0. Um placar magro, mas estamos no segundo lugar do brasileirão.
Na mesma rua do bar tem essa beleza. Sobre ela pesquisamos:
"Este grandioso templo teve sua construção iniciada em 1816. Na portada, está gravada a data de 1815, referência ao ano de seu projeto. A bonita fachada é plana e possui elementos decorativos do período do Rococó. Outra influência desse estilo está nas torres redondas, o que demonstra a influência de alguns templos mineiros do final do século 18, que possuem torres arredondadas ou totalmente redondas."
http://descubraminas.com.br/Turismo/DestinoAtrativoDetalhe.aspx?cod_destino=158&cod_atrativo=2190
E roubartilhamos essa foto. Leia mais:
"Na decoração do seu interior, o destaque é para a talha neoclássica, estilo raro de ser encontrado em Minas Gerais. Sobressaem-se, também, a pintura do forro da nave, do artista local Osmar Faria, e os lustres de cristal, que foram doados pela Baronesa Maria Rosa no século 19. A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte foi a responsável pela construção do templo."
Você quer viajar conosco? Então empurre esse monte de malas, e senta aí no banco traseiro. Vamos admirar tudo de bonito no trajeto. Algumas fotos ficam prejudicadas, pala velocidade do carro e sujeira do vidro.
Barbacena tem muita riqueza em antigos casarões.
Também pela passagem da ferrovia na cidade, muita riqueza histórica. A bitola larga chegou aqui antes de 1883, através da Central do Brasil. Nesse ano ela chegou em C. Lafaiete. Sei disso porque em 1983 era engenheiro lá e fizemos uma belíssima festa de centenário.  Esse pontilhão faz parte do acervo histórico da cidade.
Vamos pegar a direção contrária, indo no sentido BH. É incrível a movimentação de motos na pista. Mostramos isso na outra matéria. Devem estar voltando de Tiradentes.
Voltamos no Roselanche, para levarmos mudas para Belisário. Azaleias, bouganville e rosas. 
As duas prometeram abrir EMBELISARIO.
Agora sim, vamos pra casa. Gosto muito de geleia de mocotó. Há muito não comprava. Mas tem que ser pedaço pequeno, pois é muito calórico.
Ainda estamos na BR 040, agora na direção JF. Mas não vamos passar por lá. Em breve aqui começa a cobrança de pedágio. Vamos entrar logo à frente.
Já deixamos a BR 040. Estamos descendo a Serra da Mantiqueira, por um outro lado. Santa Bárbara do Tugúrio fica logo ali.
Mesmo atrás, veja se você está com cinto de segurança. Aquele cantor muito famoso morreu semana passada por conta disso. Como é mesmo o nome dele?
Essa pergunta vai para Dr. Dárcio, lá em BH: onde é melhor plantar bananeira? Viajando vejo sempre a plantação no alto, entre pedras. Aqui em Beli vejo muita plantação em baixadas, perto de água. Aqui em casa é assim e praticamente nada colho. Explica ai, doutor!

Aqui é um distrito. Vamos parar logo ali.
Parada obrigatória.

Dizem que a melhor pedra sabão está nessa região.
"Seu" Sebastião confirma.
Não vamos entrar ali.
Vá admirando os belos casarões à margem da estrada.
Estilo diferente.
Você não conhece Rio Pomba? Faça isso antes que acabe.
Essa é a nossa direção.
Seguir reto
Na verdade a gente vê um ar de progresso por aqui. Os polos moveleiros se instalaram em todas as cidades próximas e  não mais restrito a Ubá.
Começa a escurecer.
Mas já estamos em Coimbra. Passamos por São Geraldo.
Por um bom tempo viajamos juntos com esse grupo de motoqueiros. São de Muriaé. Estamos na estrada que leva à Ervália.
Mas vamos deixá-la na frente, entrando à direita.
Uma vergonha! Durante dezenas de anos estamos convivendo com esse desvio de terra nessa BR.  Por aqui passa todo o movimento de parte da zona da mata,  na direção do litoral capixaba. Tem outros pontos destruídos. Já teve promessa política, ameaça por parte do M. Público... e nada de solução.
De volta ao asfalto.
Um show aquela nuvem densa sobre aquele morro.
Em questão de segundos ela cobre tudo. Vai envolvendo, envolvendo...
... envolveu.
Opa! O que é isso?
Para bem informá-lo, vamos descer. Uma ótima notícia. Moradores fizeram aqui uma queima de pneus, como protesto pela recusa do DNIT em aqui instalar quebra molas. Há poucas semanas 4 pessoas foram atropeladas aqui após saírem de um culto. Ontem, um homem embriagado, também foi atropelado. De Barbacena até aqui passamos por um zilhão de quebra molas. E somente  aqui o DNIT vem se apegar a técnicas para não colocar isso? A burocracia estatal é idiota.
Você não consegue enxergar o campo e nem os jogadores?  Agora eu lhe pergunto: como esses caras conseguem enxergar a bola? A Arena São Gerônimo não tem refletor.
É isso aí? Gostou da viagem?

Comentários

  1. Gostei. Só não gostei foi não ter sido convidada. Mas, tudo bem. Agora que a esposa está de vista operada e tinindo, pode te vigiar melhor... Olho nele , Mirian !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parabéns... da pra "viajar" nas imagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês